TRABALHO, SOFRIMENTO PSÍQUICO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES

Palavras-chave: Precarização do trabalho. Educação profissional. Saúde mental. Psicologia Sócio-histórica.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a relação entre o modo de produção capitalista e o sofrimento psíquico levando em conta a política pública brasileira para a Educação profissional e tecnológica sobre o tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de levantamento de referenciais teóricos e exame de documentos oficiais do governo federal sobre a questão. Analisou-se os escritos do sociólogo Ricardo Antunes sobre o modo de produção capitalista contemporâneo, as bases conceituais da Psicologia Sócio-histórica com vistas ao entendimento das dimensões psicológicas do humano e o papel das políticas públicas para a formação profissional e tecnológica. Mediante investigação dos referenciais mencionados observou-se que o modo de produção capitalista contemporâneo afeta o desenvolvimento psíquico do homem. Numa compreensão sócio-histórica, as condições reais da sociedade influenciam neste processo. Logo, é importante que a Educação profissional e tecnológica que se propõe a educar utilizando o trabalho enquanto princípio educativo inclua o estudo desta relação entre os conteúdos desenvolvidos com os alunos e assim contribuir para a formação integral e humana deste público estudantil.

Biografia do Autor

Elaine de Souza Sena Meireles, Instituto Federal do Tocantins

Graduada em Psicologia pela Anhanguera Educacional - GO, especialista em Saúde Mental pelo Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO – Câmpus Palmas.

Marcelo Rythowem, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PorfEPT, Câmpus Palmas - IFTO.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE/CAPES) – Boursier d’excelence – pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT Câmpus Palmas - IFTO.

Jair José Maldaner, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, Coordenador local e professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PorfEPT, Câmpus Palmas - IFTO.

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Publicado
2020-05-07