O PERFIL PEDAGÓGICO DOS DOCENTES DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) E SUAS COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS

  • Leonardo de Andrade Carneiro POLICIA MILITAR/UNITINS-UAB

Resumo

Este artigo visa demonstrar a importância da qualificação dos docentes que atuam como formadores de jovens e adultos para atender as necessidades do mercado de trabalho emergente. Portanto, a discussão deste trabalho busca saber a condições que estes docentes possuem, e o que realmente estão buscando nesta modalidade de ensino. Esse trabalho foi elaborado com participação de 15 professores do Instituto Federal de Educação do Tocantins - IFTO – Campus Palmas, Tocantins, nas diversas áreas do conhecimento. Os dados focalizam aspectos (perfil, formação profissional, atuação, dificuldades na prática educacional, conhecimento empírico, capacidade na construção do aprendizado, interesse e auto avaliação), assuntos que podem transcender o ambiente escolar, constituindo em diversas problemáticas na produção e aprimoramento do conhecimento destes profissionais.

 

Palavras-chave: perfil pedagógico; produção do conhecimento; qualificação profissional.

Referências

ABRIC, J .C. (1998): “Pratiques sociales et representation”, em: SÁ, C. P.: A construção do objeto da pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, pp. 59-52.

BRASIL. Lei 9.394. Lei de diretrizes básica da educação. MEC. 1996.

BRASIL. Lei 12.513. Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. MEC. 2011.

BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 17/09/2013.

CANDAU, Vera Maria & LELIS, Isabel Alice. A Relação Teoria-Prática na Formação do Educador. IN: CANDAU, Vera Maria. Rumo A Uma Nova Didática. Petrópolis, Vozes, 1995, pp. 49-63.

CORBUCCI, P. Reforma da educação superior. Rev. Desafios do Desenvolvimento. Edição 8, Março de 2005.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos