ANÁLISE DO PROJETO DE INDICAÇÃO Nº 001/2018 DA CÂMARA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o projeto de indicação 001/2018, denominado de aulas de educação esportivas com defesa Pessoal e Artes Marciais através da disciplina de Educação Física escolar, realizadas nas escolas municipais de ensino fundamental I e II da cidade de João Pessoa-PB, bem como sua relação com a legislação educacional vigente. Os dados foram obtidos a partir de uma análise documental da LDB, BNCC, PCN’s e Coletivo de Autores. Observou-se diversas incoerências no campo legal, social e pedagógico dentro dos respectivos artigos e que se faz necessário uma conformidade com as normas educacionais a nível nacional.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 20 de dezembro de 1996; 175º da Independência e 108º da República. Artigo 62º.
CAZETTO. F. F. A influência do esporte espetáculo sobre o modelo de competição dos mais jovens no judô. 2009. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
Del VECCHIO, F.B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo em educação física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. (Orgs.). Formação profissional em educação física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006. p.99-109.
FRANCHINI, E.; TAKITO, M.Y.; RODRIGUES, F.B.; MANOEL, E.J. Considerações sobre a inclusão de atividades motoras típicas de artes marciais em um programa de Educação Física. Proceedings do II Congresso de Iniciação Científica da Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, 1996. p. 65-69
JOÃO PESSOA. Projeto de Indicação Nº 001/2018, de 11 de Junho de 2018. Aulas de Educação Esportivas com defesa pessoal e Artes Marciais através da disciplina de Educação Física escolar, realizadas nas escolas municipais de ensino fundamental I e II. Câmara Municipal de João Pessoa. Paraíba, PB.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudança. Ijuí: Ed. Unijuí, 1991.
MELO, Marcelo Galdino de. et al. LUTAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REALIDADE E POSSIBILIDADES. FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA/UFG. Acessado em: <https://scholar.google.com.br/scholar?lookup=0&q=LUTAS+APLICADAS+%C3%80+EDUCA%C3%87%C3%83O+F%C3%8DSICA+ESCOLAR:+REALIDADE+E+POSSIBILIDADES+&hl=pt-BR&as_sdt=0,5.> Acessado em: 10 jan. 2020.
METZNER, Andreia Cristina; RODRIGUES, Wallace Anderson. Educação Física escolar brasileira: Do Brasil império até os dias atuais, Revista Fafibe Digital, 2011 - unifafibe.com.br. Disponível em: <https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=EDUCA%C3%87%C3%83O+F%C3%8DSICA+ESCOLAR+BRASILEIRA%3A+DO+BRASIL+IMP%C3%89RIO+AT%C3%89+OS+DIAS+ATUAIS+&btnG=>. Acesso em: 10 jan. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acessado em: 10 jan. 2020.
OLIVIER, Jean-Claude. Das brigas aos jogos com regras: Enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre, Artmed, 2000. p. 14-20.
SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992. p. 50-53.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).