CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LINGUAGEM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR PROFICIENTE

  • Dalve Oliveira Batista-Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT http://orcid.org/0000-0002-9133-3446
  • Aliriany Alves da Cruz Ferreira Universidade Federal do Tocantins-UFT

Resumo

A presente pesquisa é bibliográfica descritiva de cunho qualitativo e buscou discutir as concepções de leitura e linguagem e as suas implicações na formação do leitor proficiente. Buscou-se embasamento na Linguística Aplicada e em estudiosos que têm como foco a temática discutida nesta pesquisa, sendo eles: Kleiman (2004), Coracini (1995; 2005), Leffa (1996; 1999), Kato (2002), Fuza, Ohuschi, Menegassi (2011) e Fuza (2010). Com as discussões inferiu-se que a concepção de leitura/linguagem que é fundamental para o desenvolvimento do leitor proficiente é a perspectiva interacional, uma vez que por meio dela o sujeito-leitor dialoga com o autor-texto e constrói múltiplos sentidos a partir das informações que são disponibilizadas. Além disso, o leitor proficiente consegue agir ativamente em relação aos discursos emergentes no texto, sustentando um diálogo com o outro e com o mundo.

Biografia do Autor

Dalve Oliveira Batista-Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP Universidade Federal do Tocantins - UFT
Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Assistente II, da Universidade Federal do Tocantins - UFT, lotada no curso de Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. 
Aliriany Alves da Cruz Ferreira, Universidade Federal do Tocantins-UFT
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins.
Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos