CONCEPÇÕES DE LEITURA E DE LINGUAGEM: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR PROFICIENTE
Resumo
A presente pesquisa é bibliográfica descritiva de cunho qualitativo e buscou discutir as concepções de leitura e linguagem e as suas implicações na formação do leitor proficiente. Buscou-se embasamento na Linguística Aplicada e em estudiosos que têm como foco a temática discutida nesta pesquisa, sendo eles: Kleiman (2004), Coracini (1995; 2005), Leffa (1996; 1999), Kato (2002), Fuza, Ohuschi, Menegassi (2011) e Fuza (2010). Com as discussões inferiu-se que a concepção de leitura/linguagem que é fundamental para o desenvolvimento do leitor proficiente é a perspectiva interacional, uma vez que por meio dela o sujeito-leitor dialoga com o autor-texto e constrói múltiplos sentidos a partir das informações que são disponibilizadas. Além disso, o leitor proficiente consegue agir ativamente em relação aos discursos emergentes no texto, sustentando um diálogo com o outro e com o mundo.A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).