AÇÕES ‘FORMAIS, ‘NÃO FORMAIS’ E ‘INFORMAIS’ NAS DEPENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO: UM COLETIVO POPULAR EM AÇÃO!

Palavras-chave: Relato de Experiência. Coletivo. Educação Social. Pedagogia Social.

Resumo

Este relato de experiência, fruto de discussões realizadas no bojo do Coletivo de Leituras e Investigações em Pedagogia Social (CLIPS), na Universidade Castelo Branco (UCB), desde o início de 2019, objetiva socializar as ações desenvolvidas neste grupo e que foram, neste trabalho, organizadas por meio da divisão “formal”, “não formal” e “informal”. Com uma abordagem problematizadora, as seguintes ações do CLIPS são apresentadas: encontros presenciais do grupo de estudos, realização do I Seminário Formativo em Pedagogia Social (SEFOPES), uso de algumas técnicas da Pedagogia Freinet e, ainda, a presença das mídias sociais como um espaço de divulgação e de formação dos participantes do Coletivo. Neste contexto, os autores argumentam que esta divisão – entre formal, não formal e informal – foi, apenas, para desconstruir esta compreensão hierarquizante que centraliza alguns espaços em detrimento de outros e que supervaloriza algumas formas de expressão da educação em comparação com outras, como se fossem inferiores.

Biografia do Autor

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco (UCB)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Universidade Castelo Branco (UCB).

Patricia Flavia Mota, Universidade Castelo Branco (UCB)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora e Coordenadora da Universidade Castelo Branco (UCB). 

Angélica Cristina Bezerra, Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda/RJ

Especialista em Pedagogia Social do Século XXI pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda/RJ. 

Liliane Machado Vieira da Costa, Colégio Pedro II (CPII)

Mestranda em Ensino de Humanidades e Perspectivas Decoloniais pelo Colégio Pedro II (MPPEB-CPII). Professora da Rede Municipal de Ensino de Nova Iguaçu/RJ. 

Cláudio de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Aposentado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). 

Referências

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Publicado
2022-06-06