MESA QUE FALA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA NUMA BIBLIOTECA ESCOLAR DE ANGRA DOS REIS/RJ
Resumo
Este presente trabalho objetiva socializar uma experiência de mediação da leitura desenvolvida em 2017 e 2018 num Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) localizado na Ilha Grande, em Angra dos Reis/RJ. Inspirado nas contribuições do educador catalão Xésus Jares, foi criada a “mesa que fala” a fim de propiciar aos estudantes, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma convivência mais harmoniosa no espaço da sala de leitura. Para a finalidade a que se destina este artigo, traz-se uma escrita narrativa aglutinando momentos de relato de experiência, de estudo de caso e, ainda, de pesquisa autobiográfica (Oliveira, 2010; Oliveira e Geraldi, 2010; Alves, 2001), que vem contribuindo para a construção de outra forma de produção de conhecimento e que entra em correlação com dilemas enfrentados no cotidiano escolar, a pouca contrapartida do poder público e, ainda, a ‘crise’ na identidade do profissional lotado neste espaço educativo chamado ‘biblioteca escolar’.
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
GRACIANI, Maria Stela Santos. A formação do educador social e a Pedagogia da Convivência. In: RAMOS, Marcos Fadaneli; ROMAN, Artur. Educadores Sociais: a Importância da formação na implementação de tecnologias sociais. Brasília, DF: Fundação Banco do Brasil, 2001.
JARES, Xesús R. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athenas, 2008.
OLIVEIRA, I.B. e GERALDI, J.W. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. In: OLIVEIRA, I.B. (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. (Org.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis, RJ: DP et Alii. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.
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