A EXPERIÊNCIA INCLUSIVA POR MEIO DA PRÁTICA DE ESPORTES ADAPTADOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Esportes Adaptados. Educação Física Adaptada. Esportes Paralímpicos.

Resumo

Diferentemente da proposição de aulas adaptadas para estudantes com deficiência, o que propomos nesta pesquisa é fundamentar uma ação pedagógica na qual e pela qual os estudantes regulares – com e sem deficiência – possam vivenciar a experiência esportiva sob uma ótica essencialmente distinta daquelas enraizadas culturalmente no senso comum. Ao propor a prática de esportes adaptados como conteúdo da Educação Física, não se busca somente fazer com que o estudante tenha a experiência das dificuldades vividas por aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, mas também multiplicar a vivência com essas realidades de modo menos segregacionista, a fim de promover uma educação mais inclusiva por meio da sensibilização dos estudantes e dos profissionais envolvidos. Logo, o objetivo é propor uma análise teórica a respeito da possibilidade da prática de esportes adaptados nas aulas de Educação Física como conteúdo, tendo como base a seleção de referenciais teóricos consagrados na área.

Biografia do Autor

Filicio Mulinari, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduado em Filosofia e Pedagogia.

Mauro Fontoura Borges Neto, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Vila Velha (2002). Especialista em Treinamento Desportivo e Educação Física Escolar. Mestrando Profissional em Educação na UFES. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, EJA, treinamento, basquetebol, gestão e iniciação esportiva.

Referências

ADAMS, R. C. et al. Jogos, esportes e exercícios para o deficiente físico. 3. ed. São Paulo: Manole, 1985.

ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Desporto adaptado no Brasil: Origem, institucionalização e atualidade. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, INDESP, 1998.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Da integração à inclusão, novo paradigma. In: Educação Pública. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0252.html. Acesso em: março de 2018.

BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Emancipação e diferença na educação. Campinas. SP: Autores Associados, 2006.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento. v. 6, n. 12; p. 14-24, 2000.

BRACHT, V. Educação Física & Ciência: Cenas de um casamento (in) feliz. 4ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física – ensino de quinta a oitava séries. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/fisica.pdf. Acesso em: 04 out. 2010.

CARMO, Apolônio Abadio do. Inclusão escolar e a educação física: que movimentos são estes? In: Revista Integração, Brasília, ano 14, p. 6-13, mar. 2002. Edição especial: Educação Física Adaptada.

CASTRO, Eliane Mauerberg-de. Atividade Física Adaptada. Ribeirão Preto, SP: Tecmedd, 2005.

CHICON, José Francisco. Inclusão e Exclusão no Contexto da Educação Física Escolar. In: Movimento, Porto Alegre, v. 14, n 01, p. 13-38, janeiro/abril 2008.

CIDADE, Ruth Eugenia Amarante. Introdução à Educação Física Adaptada para Pessoas com Deficiência. Curitiba, PR: UFPR, 2009.

COSTA, Alberto Martins; SOUSA, Sônia Bertoni. Educação física e esporte adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 27-42, 2004.

DARIDO, Suraya Cristina. Para Ensinar Educação Física. 7 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

DARIDO, S. Ensinar/Aprender Educação Física na escola: influências, tendências e possibilidades. In: DARIDO, S. C.; MAITINO, E. M. (Eds.). Pedagogia Cidadã. Cadernos de formação: Educação Física. São Paulo: Unesp, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. p. 5–22.

DRUZIN, Randi. Paralympics traces roots to Second World War. CBC Sports. Sept., 2008. Disponível em: https://www.cbc.ca/sports/olympics-summer/paralympics-traces-roots-to-second-world-war-1.697123. Acessado em: outubro de 2019.

FERREIRA NETO, Amarílio (org.). Pesquisa Histórica na Educação Física. Aracruz: Facha, 1998.

GHIRALDELLI JUNIOR, P. Educação Física Progressista. São Paulo: Loyola, 1989.

JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. In: SAWAIA, B. (Ed.). As artimanhas da exclusão: Análise psicossocial da desigualdade social. 2. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 7 ed. Ijui, SC: UNIJUI, 2006.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

LOVISOLO, H. Educação Física, A Arte da Mediação, Sprint 1995.

LUCENA, Ricardo de Figueiredo. O esporte na cidade: aspectos do esforço civilizador brasileiro. Tese de doutorado, Faculdade de Educação Física, Campinas, UNICAMP, 1999.

MARINHO, V. Consenso e Conflito: educação física brasileira. 3ª ed. Campinas, SP: Autores Associados. (Coleção Educação Física e Esportes), 2012.

RODRIGUES, David. A educação física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 24/25, 2005, p. 73-81. Disponível em: < http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/sobama/sobamaorg/inicio.htm>. Acesso em: 20 fev. 2018.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximaçõs. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1994.

SAWAIA, B. Exclusão ou inclusão perversa? In: SAWAIA, B. (Ed.). As artimanhas da exclusão: Análise psicossocial da desigualdade social. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 1992.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TAFFAREL, C. N. Z. Perspectivas e temas atuais da produção sobre corpo e cultura: indícios da realidade no contexto atual no âmbito da Educação Física. Arquivos em Movimento, v. 10, n. jan/jun, p. 122–137, 2014.

TAFFAREL, C.N.Z. Pedagogia Histórico-Crítica e Metodologia de ensino Crítico-Superadora na Educação Física: Nexos e Determinações. Nuances: estudos sobre Educação, v. 27, n. 1, p. 5–23, 2016.

TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte e educação. Maringá: Eduem, 1991.

TREVISAN, C. M. O processo interativo da criança portadora de necessidades especiais: uma análise ecológica da pré-escola como contexto de desenvolvimento. Tese. Doutorado em Ciência do Movimento Humano. Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul, 1997.

Publicado
2022-08-09
Seção
Artigos