A EXPERIÊNCIA INCLUSIVA POR MEIO DA PRÁTICA DE ESPORTES ADAPTADOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Diferentemente da proposição de aulas adaptadas para estudantes com deficiência, o que propomos nesta pesquisa é fundamentar uma ação pedagógica na qual e pela qual os estudantes regulares – com e sem deficiência – possam vivenciar a experiência esportiva sob uma ótica essencialmente distinta daquelas enraizadas culturalmente no senso comum. Ao propor a prática de esportes adaptados como conteúdo da Educação Física, não se busca somente fazer com que o estudante tenha a experiência das dificuldades vividas por aqueles que apresentam algum tipo de deficiência, mas também multiplicar a vivência com essas realidades de modo menos segregacionista, a fim de promover uma educação mais inclusiva por meio da sensibilização dos estudantes e dos profissionais envolvidos. Logo, o objetivo é propor uma análise teórica a respeito da possibilidade da prática de esportes adaptados nas aulas de Educação Física como conteúdo, tendo como base a seleção de referenciais teóricos consagrados na área.
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