A INFLUÊNCIA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NA DINÂMICA DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

  • Edneia Dothling Linhares Centro Universitário Luterano de Palmas
  • Irenides Teixeira Ceulp/Ulbra

Resumo

RESUMO

Este estudo teve por objetivo compreender as mudanças na dinâmica da família contemporânea com a utilização dos dispositivos móveis. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva, na medida em que buscou compreender a obtenção e exposição de dados representativos da tecnologia móvel e da família contemporânea. Considerando ser uma pesquisa de campo e quantitativa, trabalhou com amostras de dimensões que permitiram análises estatísticas sem, no entanto, preocupar-se com a representatividade da amostra. Contudo, após a análise dos dados, buscou-se compreender e correlacionar as mudanças de comportamento quanto à utilização de aparelhos móveis, levantando as possíveis facilidades e dificuldades desse uso, subsidiando novos estudos para construção de uma forma diferente de abordar o problema.

Palavras-Chave: Família; Tecnologia; Dispositivos móveis

Biografia do Autor

Edneia Dothling Linhares, Centro Universitário Luterano de Palmas

Acadêmica 10º período do Curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas

 

 

Irenides Teixeira, Ceulp/Ulbra
Psicóloga com doutorado em Educação, mestrado em Comunicação e Mercado, especialização em Teorias da Comunicação, graduação em Comunicação Social e em Processamento de Dados.  Possui formação em Arteterapia. Docente do CEULP/ULBRA

Referências

Referências

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

DIAS, M. L. Vivendo em família: relações de afeto e conflito. 9. ed. São Paulo: Moderna, 1997.

HINTZ, H. Novos tempos, novas famílias? Da modernidade à pós-modernidade. Pensando em famílias. N. 3, 2001.p. 8-19 disponível em http://www.domusterapia.com.br/site/files/PF3HelenaHintz.pdf. Acesso em 20 de agosto 2015.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6.ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

LEVIN, J. Estatística aplicada a ciências humanas. 2.ed. São Paulo: Harbra, 1987.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. – São Paulo: Ed. 34, 1999

MÁTTAR NETO, J. A. Metodologia científica na era da informática. São Paulo: Saraiva, 2003.

MELMAN, J. A família e doença mental: repensando a relação entre profissionais de saúde e familiares. 2. ed. São Paulo: Editora Escritura, 2006

MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos: organização e apresentação. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Sociabilidade virtual: separando o joio do trigo. Psicol. Soc. vol.17 no.2 on line version ISSN 1807-0310. Porto Alegre May/Aug. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822005000200008&script=sci_arttext. Acesso em 25 de maio de 2015.

OLIVEIRA, P. S. de. Introdução a Sociologia: As instituições sociais –São Paulo: Ática, 1996.

OSÓRIO, L.C. Novos rumos da família na contemporaneidade. In: OSÓRIO, Luiz Caros e VALLE, Maria Elizabeth P. (orgs.). Manual de Terapia Familiar: volume II – Porto Alegre: Artmed, 2011.

RIBEIRO N; FIALHO K. Relacionamento Virtual: O limite entre o uso e o abuso – Goiânia: Kelps, 2013.

SANTOS, L. E.; NASCIMENTO, V. Ciência e Tecnologia na Idade Média. Alunas do Curso de História da Fundação José Augusto Vieira da Cidade de Lagarto. Disponível em <http://linux.alfamaweb.com.br/sgw/downloads/142_024219_CienciaeTecnologia.pdf>. Acesso em: 29 de agosto de 2014.

SARTI, C.A. Família e individualidade: um problema moderno. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant (orgs.). A Família Contemporânea em Debate. São Paulo: EDUC / Cortez, 2003.

SARTI, C.A. Famílias enredadas. In: ACOSTA, Ana Rojas, VITALE, Maria Amalia Faller (orgs.). Família: redes, laços e políticas públicas. 5.ed. São Paulo: Cortez: Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais – PUC/SO, 2010.

TEIXEIRA, A. T. J; FROES, R. C; ZAGO, E. C. A comunicação e o relacionamento da família atual em virtude dos novos tempos. Rec – Revista Eletrônica de Comunicação – UniFacef. Edição 01. Jan/Jun 2006. Disponível em: < > Acesso em 21 de agosto de 2014. http://legacy.unifacef.com.br/rec/ed01/ed01_art01.pdf

TEIXEIRA, I. Fotografias pessoais no Facebook: corpos e subjetividades em narrativas visuais compartilhadas. 2014. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

VERZA F. O uso do celular na adolescência e sua relação com a família e grupo de amigos. Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2008. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1979. Acesso em 10 de outubro de 2014.

ZIMERMAN, D. E. Fundamentos Básicos das Grupoterapias. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

Publicado
2017-06-29
Seção
Artigos