CINEMA E AUDIOVISUAL MACHINIMA EM GIRLS IN THE HOUSE
Resumo
Esse artigo conceitua o que é machinima, versando sobre os elementos cinematográficos inseridos na narrativa dessa modalidade audiovisual. A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar quais procedimentos audiovisuais estão presentes nos filmes machinima para averiguar como está construída sua narrativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com materiais de autores pioneiros desse tema e, para a verificação da linguagem apresentada em machinima, uma análise de imagens em movimento, proposta por Diana Rose em Bauer e Gaskell (2003), foi realizada no primeiro episódio série brasileira ‘Girls in the House’. Concluiu-se que machinima se apropria de elementos e procedimentos da linguagem cinematográfica utilizados pelas narrativas audiovisuais, tais como planos, ângulos, movimentos de câmera e ambientação sonora.
Referências
ANCINE. Agência Nacional do Cinema. Glossário de Termos Técnicos do Cinema e do Audiovisual, Utilizados pela ANCINE. Brasília, 2018. Disponibilidade em: < https://www.ancine.gov.br/media/Termos_Tecnicos_Cinema_Audiovisual_28032008.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
AUMONT, J. et al. A estética do filme. 5 ed. Campinas: Papirus, 2007.
CHION, M. A audiovisão: som e imagem no cinema. 1 ed. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
EVELEY, D. Meu livro. Eu que escrevi. 1 ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
GREGOLIN, M. V. Mídia e cultura: Machinima, produto da contemporaneidade. 2009. 128 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
HANCOCK, H.; INGRAM, J. Machinima for dummies. 1 ed. Indianapolis: Wiley Publishing, 2007.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LOWOOD, H; NITSCHE, M. The machinima reader. 1 ed. Cambridge: The MIT Press, 2011.
MACHADO, A. Novos territórios do documentário. Doc On-Line: Revista Digital de Cinema Documentário, Covilhã, n. 11, p. 5-24, dez. 2011. Disponibilidade em: < http://www.doc.ubi.pt/11/dossier_arlindo_machado.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARTIN, M. A linguagem cinematográfica. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
MORAN, P.; PATROCINIO, J. Machinima. 1 ed. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2011.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. 5 ed. São Paulo: Papirus, 2010.
NOGUEIRA, L. Manuais de Cinema III: Planificação e montagem. 1ª= ed. Covilhã: LabCom Books, 2010.
RODRIGUES, C. O cinema e a produção: para quem gosta, faz ou quer fazer cinema. 3 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
ROSE, D. Análise de Imagens em Movimento. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. p. 343-364.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).