O FUTEBOL E O FUTSAL COMO INSTRUMENTO DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE ALUNOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Resumo
O presente estudo demonstra as diferenças entre a prática do futebol/futsal por meninos e meninas ao longo dos anos. O objetivo deste artigo é realizar uma análise acerca do sexismo envolvido no futebol e como o mesmo pode ser um instrumento de socialização de alunos no âmbito escolar. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se referências de autores renomados nos estudos científicos acerca da Educação Física e do esporte Futebol, demonstrando que é necessária uma mudança nos conceitos culturais da sociedade brasileira, que discriminam as mulheres esportistas, onde são excluídas da prática do futebol/futsal nas escolas. Assim, pode-se inferir que é de responsabilidade do professor integrar e socializar alunos e alunas em busca do desenvolvimento das capacidades cognitivas e corporais, e do fortalecimento do esporte nas escolas brasileiras, para que aconteça sem exclusões e preconceitos, incutindo nas crianças e jovens, valores e conhecimentos que os acompanharão por toda sua vida.
Referências
ALONSO, Luiza Klein. Mulher, corpo e mitos no esporte. In: SIMÕES, Antônio Carlos
(Org). Mulher e esporte: mitos e verdades. 1. ed. Barueri: Manole, 2003. 2. c. p. 35-48.
BASEGGIO, T.S. Oficinas sócio-educativas de futsal como ações complementares no processo educacional. Ebookbrowse, 2011.
BETTI, M.. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BOURDIEU, P. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, P., & Passeron, J. C. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991.
BRACHT, V. Educação Física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.23-28, 1996.
CARDOSO, F. O gênero e o movimento humano. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, V.15, n.3, p. 265-8, 1994.
COSTA, M. R. F.; SILVA, R. G. da. A Educação Física e a co-educação: Igualdade ou diferença? Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 23, n. 2, p. 43-54, 2002.
DAOLIO, J. A construção cultural do corpo feminino ou o risco de transformar meninas em “antas”. In: Corpo, Mulher e Sociedade. Campinas, São Paulo: Papirus, 1995.
DAOLIO, J. Cultura: educação física e futebol. 2. ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003
DARIDO, Suraya Cristina. Futebol feminino no Brasil: do seu início à prática pedagógica. Revista Motriz, Rio Claro, v. 8, n. 2, p. 43-49, dez. 2002.
DOWLING, C. O mito da fragilidade feminina. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 2001.
FARIA JR, A. G. Futebol, questões de gênero e co-educação: algumas considerações didáticas sob enfoque multicultural. Revista de Campo, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 17-39, dez. 1995.
FASTING, K. Desenvolvimento do gênero como perspectiva cultural: implicações para a Psicologia do Esporte. In: Mulheres em movimento. Vitória: EDUFES, 1997.
FERNÁNDEZ, A. A Mulher Escondida na Professora: uma leitura psicopedagógica do ser mulher, da corporeidade e da aprendizagem; trad.: Neusa Kern Hichel. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
FRANZINI, Fábio. Futebol é coisa para macho? – pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n.50, p. 315-328, dez. 2005.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. 4ª ed. Campinas: Scipione, 1989.
GARDNER, H. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para uma nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Na pátria das chuteiras as mulheres não têm vez. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 1-6, set. 2006.
HEILBORN, Maria Luiza. Entre as tramas da sexualidade brasileira. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 14, n.01, p. 43-59, abr. 2006.
JAEGER, Angelita Alice. Gênero, mulheres e esporte. Revista Movimento, Porto Alegrem, v. 12, n. 1, p-199-210, abr. 2006.
LIMA, F. M.; DINIZ, N. F.. Corpo e gênero nas práticas escolares de Educação Física. Currículo sem Fronteiras, Paraná, v. 7, n. 1, p. 243-252, jan. - jun. 2007.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
NUNAN, Adriana. Homossexualidade: do preconceito aos padrões de consumo. 1. ed. Rio de Janeiro: Caravansarai, 2003. p. 49-60.
OLIVEIRA, G. As aulas de Educação Física para turmas mistas ou separadas por sexo? uma análise comparativa de aspectos motores e sociais. 1996. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
PASSARO, E.S. Desenvolvimento das capacidades coordenativas como base do aprendizado da técnica em iniciantes em futsal.[Monografia]. Batatais, 2005.
GUIMARÃES, A.A. et al. Educação Física Escolar: Atitudes e valores.Motriz Jan-Jun 2001, Vol. 7, n.1, pp. 17-22.
ROMERO, E. Estereótipos masculinos e femininos em professores de educação física. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). USP, São Paulo, 1990.
RUBIO, Kátia e SIMÕES, Antônio Carlos. De protagonista a espectadoras: a conquista do espaço esportivo pelas mulheres. 1. ed. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 11, p. 50-56. dez. 1999.
SANTANA, Wilton Carlos e REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Futsal feminino: perfil e implicações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 11, n. 4, p. 45-50, out. /dez. 2003.
SENADO FEDERAL (BRASIL). Decreto Lei nº 3.199, artigo 54 de 14 de abril de 1941. Dispõe sobre informações que estabelecem as bases de organização dos desportos em todo o país. Rio de Janeiro, abr. 1941. Disponível em: <http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=152593>. Acesso em: 12 fev. 2016.
SERAFIM, P.A. et al. Educação Física e psicomotricidade: uma relação fundamental no desenvolvimento humano. Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas (LAR) da UNESP/Presidente Prudente, 2008.
SOUSA, E.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 48, 1999.
VENTURA, T. S.; HIROTA, V. B.. Futebol e salto alto: por que não? Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 03, 2007.
VOSER, R.C. Iniciação ao futsal. Abordagem recreativa. 3ª ed. Canoas: ULBRA, 2004. p. 11-2
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).