A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL E O ENSINO DE ARTES: NO ENTREMEIO, O TEATRO

Palavras-chave: Ensino de Artes e Teatro. Descontinuidades. Colonização. Redemocratização.

Resumo

Este trabalho, de caráter bibliográfico, propõe uma discussão acerca do Ensino de Artes/Teatro, da colonização à redemocratização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica em cujo aporte teórico destacam-se referências importantes na área, tais como Aranha (1996), Vieira et al (2017), Saviani (2010), Ferraz e Fusari (2009), Barbosa (2002), Stori e Mosaner (2007), dentre outros. Os resultados apontam para mudanças significativas e descontinuidades no que se refere ao ensino de Artes e Teatro no Brasil, desde o teatro como forma de catequese na colonização, do ensino manual de artes na ditadura, da perspectiva escolanovista voltada para a expressão artística, culminando numa perspectiva crítica e reflexiva acerca das múltiplas linguagens na redemocratização.  Por fim, pode-se entender que o ensino de Artes e Teatro na contemporaneidade ainda carrega marcas históricas, materializando, em muitas práticas, características manuais e tecnicistas, embora seja evidente os avanços pedagógicos que foram efetivados após a redemocratização.

Biografia do Autor

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE. Professor permanente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Felipe Andrade Saldanha , Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Licenciado em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; Aluno do Programa de Pós-Graduação em Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI

Referências

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Publicado
2020-08-18