Saúde do Trabalhador: da formação à integração do ensino e serviço

  • Hudson Eygo Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA.
  • Jaciela Margarida Leopoldino Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marcela Menezes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Priscilla Cardoso Medeiros Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
  • Maria Izaura da Costa Vieira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Juliana Chaves Malimpensa Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Diana Aleixo de Gusmão Carneiro Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Marta Azevedo dos Santos Universidade de Sevilla/ES

Resumo

O Programa Educação pelo Trabalho para Saúde (PET Saúde) é uma estratégia de ensino-aprendizagem que proporciona uma aproximação entre a academia e áreas estratégicas do SUS por meio do ensino, pesquisa e extensão. O relato de vivência que segue, tem como objetivo descrever a experiência referente à participação de acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Psicologia, no PET Saúde Vigilância, com foco na Saúde do Trabalhador. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo, do tipo relato de experiência. As atividades descritas aconteceram entre os meses de maio de 2013 e junho de 2014, período em que os acadêmicos realizaram atividades de Revisão Bibliográfica e inserção (vivência) no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) da Secretária Municipal de Saúde de Palmas/TO. O PET Saúde Vigilância – Saúde do Trabalhador, quando focado na Atenção Primária à Saúde (APS), questiona a atuação dos serviços de ponta da rede de atenção à saúde, em não relacionar o adoecimento à atividade laboral que o usuário exerce ou exerceu ao longo de sua vida. As vivências extra/intra serviços proporcionaram aos estagiários um novo panorama da condição atual da saúde pública no país, bem como, do papel que a APS desempenha na prevenção e na promoção de saúde nos diversos níveis de atenção do SUS. Com a aproximação entre teoria e prática, proporcionada pelo programa, os acadêmicos passaram a conceber o processo saúde-doença a partir de uma visão interdisciplinar e multifatorial, que reflete sobre os condicionantes e determinantes em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tal como é apresentado na formação, perpassando os limites geográficos da moradia, local de trabalho, comunidade, cidade e etc. O que resultou numa mudança de valores, permitindo uma nova forma de compreender o processo de adoecimento dos sujeitos e da comunidade. Enquanto acadêmicos e profissionais em formação, percebeu-se que o PET constituiu-se em uma importante ferramenta de auxílio e capacitação. As vivências proporcionaram aos acadêmicos condições para o desenvolvimento de um espírito crítico e inovador, no que tange às novas práticas em saúde. Desse modo, os estagiários, desde a academia, tornam-se multiplicadores de um novo modo de ver/perceber o processo saúde-doença na APS, voltada para a Saúde do Trabalhador, atribuindo novos significados à sua formação, no que tange à prática e teoria.

Biografia do Autor

Hudson Eygo, Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA.
Acadêmico do curso de Psicologia no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Bolsista do PET Saúde Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: hudsoneygo@gmail.com
Jaciela Margarida Leopoldino, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Psicóloga - Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Preceptora do PET Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: jacielaleopoldino@yahoo.com.br
Marcela Menezes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Acadêmica do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Bolsista do PET Saúde Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: marcela.sime@gmail.com
Priscilla Cardoso Medeiros, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)
Acadêmica do curso de Biomedicina no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). Bolsista do PET Saúde Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: prix_cardoso79@hotmail.com
Maria Izaura da Costa Vieira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Preceptora do PET Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: maicovi2000@yahoo.com.br
Juliana Chaves Malimpensa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Fonoaudióloga - Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Preceptora do PET Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: juchaves_26@hotmail.com
Diana Aleixo de Gusmão Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Psicóloga - Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Preceptora do PET Vigilância em Saúde do Trabalhador. E-mail: gugagc2004@hotmail.com
Marta Azevedo dos Santos, Universidade de Sevilla/ES
Psicóloga - Doutora em Psicologia pela Universidade de Sevilla/ES. Tutora do PET Vigilância em Saúde do Trabalhador E-mail: marta@uft.edu.br

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: >http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_interministerial_n_421.pdf< Acessado em 07 de maio de 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.728 421, de 11 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST)e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2010. Disponível em: >http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2728_11_11_2009.html< Acessado em 07 de maio de 2014.

BRASIL. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Lei orgânica da saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção, e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providencias. Diário Oficial da União, 1990, seção 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Diário Oficial da União, 2012. Disponível em: >http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/114780-1823.html< Acessado em 07 de maio de 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.679/GM, de 19 de setembro de 2002. Dispõe sobre a estruturação da rede nacional de atenção integral à saúde do trabalhador no SUS e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2002. Disponível em: > http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2002/Gm/GM-1679.htm Acessado em 08 de maio de 2014.

DIAS, Elizabeth Costa et al. Saúde ambiental e saúde do trabalhador na atenção primária à saúde, no SUS: oportunidades e desafios. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro, v. 14, n. 6, Dec. 2009 . Disponível em:<http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000600013&lng=en&nrm=iso>. Acessado em 07 de maio de 2014.

LOURENÇO, Edvânia A. de S.; BERTANI, Íris Fenner. Saúde do Trabalhador no SUS: desafios e perspectivas frente à precarização do trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, 32 (115): 121-134, 2007.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1998.

VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de. Saúde, trabalho e desenvolvimento sustentável: apontamentos para uma política de Estado. 2007. 421f. Tese – Fundação Fio Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, 07 de maio de 2007.

MOROSINI, Márcia Valéria G.C. Modelos de atenção e a saúde da família. Org. Márcia Valéria G.C. Morosini e Anamaria D’Andrea Corbo. Rio de Janeiro:

EPSJV/Fiocruz, 2007. Disponível em: <http://www.rededepesquisaaps.org.br/wp-content/uploads/2012/06/Livro-Modelos-de-Aten%C3%A7%C3%A3o.pdf > Acesso em 09 de maio de 2014.

TEIXEIRA, CF., and SOLLA, JP. Modelo de atenção à saúde: vigilância e saúde da família [online]. Salvador: Editora EDUFBA, 2006. 237 p. Sala de aula series, nº3. ISBN 85-232-0400-8. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/f7/pdf/teixeira-9788523209209-03.pdf>. Acessado em 08 de maio de 2014.

Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos