UMA REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA COMUNIDADE SURDA

Palavras-chave: Tecnologias Educacionais. Ensino Aprendizagem. Surdo.

Resumo

O uso de tecnologias digitais, dentre elas o computador, pode favorecer a proposição de alternativas mais condizentes com as demandas educacionais dos alunos surdos, a partir dos estudos sobre seu desenvolvimento e sua língua na modalidade visual-espacial. O presente artigo faz uma revisão desses estudos com o objetivo de conhecer os recursos tecnológicos digitais apresentados pela comunidade brasileira de pesquisadores na área de informática na educação para o apoio ao processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. Com esse intuito, efetua-se busca nas bases de dados de periódicos nacionais e, posteriormente, realiza-se a análise e a discussão dos resultados encontrados. A investigação mostrou que diferentes tipos de softwares têm sido utilizados para apoiar os processos de ensino e aprendizagem dos surdos, dentre eles Tradutores, Dicionários, Jogos, Ambientes Virtuais, Objetos de Aprendizagem, Teclado virtual, tinha por objetivo o aprendizado da língua portuguesa e da LIBRAS.

 

Biografia do Autor

Magaly Liliane Chaves Campos, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas, IFTO. 

Héllen Souza Luz, Instituto Federal do Tocantins

Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas, IFTO. 

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela mesma Universidade. Doutor em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Professor da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

 

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Publicado
2020-06-04