ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE CURSOS DE LICENCIATURAS EM CICLOS: IMPLICAÇÕES PARA A PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

  • Roberto Francisco de Carvalho Universidade Federal do Tocantins
  • Doracy Dias Aguiar de Carvalho Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Formação Universitária. Organização e Gestão. Permanência Estudantil.

Resumo

O presente artigo aborda o processo de organização e gestão dos Cursos de Licenciaturas em Filosofia e Teatro da UFT e teve por objetivo explicitar suas implicações para a permanência estudantil nos cursos mencionados a partir do evidenciamento dos aspectos potencializadores e dificultadores de tal permanência. Trata-se de um estudo teórico-empírico, realizado por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo, cujos resultados evidenciaram que, embora haja um discurso sobre a democratização institucional, a gestão do espaço universitário, especialmente nos cursos citados, aproxima-se mais da perspectiva estratégico-gerencial, que prioriza a dimensão econômico-administrativa – em busca da eficiência institucional – e não a democrático-participativa, mais propícia à permanência estudantil.

Biografia do Autor

Doracy Dias Aguiar de Carvalho , Universidade Federal do Tocantins

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6992-1615. Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Assistente Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro dos Grupos:  Práxis Socioeducativa e Cultural da UFT; Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social. (GEPEDSS/UNB) do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED/UFT).

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Publicado
2019-12-20