A TECNOLOGIA EDUCATIVA NO CURRÍCULO DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (BRASIL) E UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL)

Palavras-chave: Tecnologia Educativa. Currículo. Formação Inicial de Professores.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de pós-doutorado no âmbito do programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. O estudo intitulado Literacia digital na formação de professores: construindo narrativas digitais com apoio de tecnologia de informação e comunicação  teve como objetivo analisar a situação atual da Tecnologia Educativa (TE) nos currículos de cursos de formação de professores  na Universidade Federal do Tocantins no Brasil e a Universidade do Minho em  Braga, Portugal. O estudo de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental se valeu de consulta aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos de licenciaturas do campus de Palmas- TO e dos Dossiês dos cursos de formação inicial de professores da UMinho; além de outros documentos institucionais das respectivas universidades. Os resultados demonstraram que em ambas as universidades a TE é inserida nos currículos das licenciaturas em forma de disciplinas específicas deixando a desejar no tocante ao tratamento transversal e interdisciplinar.

Biografia do Autor

Elaine Jesus Alves, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências da Educação (UMinho, Braga, PT). Pesquisadora Opaje na Universidade Federal do Tocantins.

Francisco Gilson Rebolças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pesquisador Opaje/PPGCom na Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

ALMEIDA, M.E.B. Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educação, Formação & Tecnologia; vol. 1(1), 2008, pp. 23-36.

ALVES, E. J.; SILVA, B. D.; BRITO, G.N.; NUNES, S.G. Da institucionalização à consolidação da EAD na UFT: Desafios e avanços. In: ITOZ, C. SOARES, V. F. (Orgs.) Rede de educação mediada por tecnologias para formação continuada de docentes, profissionais e trabalhadores da educação no Tocantins, EdUFT, 2019.

ALVES, E. J.; MACEDO, M. L. A implementação e institucionalização da educação a distância na Universidade Federal do Tocantins: caminhos percorridos e a percorrer. In: ESUD 2012 – IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, Recife/PE, 19 a 21 de agosto de 2012, Unirede. Anais..., Recife, 2012.

ANDRADE, L. S. Formação de professores em nível médio na modalidade a distância : a experiência do Proformação. 2009. 246 f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2009.

ATAÍDE, D. M. Letramento digital e formação de professores: potencialidades na perspectiva do Plano Nacional de Formação de Professores - Parfor. 2012, 172f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2013.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BLANCO, E. & SILVA, B. D. Tecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, vol. 6 n. 3, pp. 37-55, 1993.

BLANCO, E; SILVA, B. D. & OLIVEIRA, L. Reformulação programática da disciplina de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho. In Paulo Dias & Varela de Freitas (orgs.), Actas da Conferência Internacional Desafios. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, pp. 319-338, 1999.

COSTA, F. A., RODRIGUEZ, C., CRUZ, E., & FRADÃO, S. Repensar as TIC na Educação. O professor como agente transformador. Lisboa: Santillana, 2012.

COSTA, F., CRUZ, E., RODRIGUEZ, C., & VIANA, J. As TIC na formação inicial de professores em Portugal e no Brasil: desafios e possibilidades. In C. ROCHA, D. BRAGA, & R. CALDAS (Orgs.), Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. 2015, pp. 129–154. Campinas, SP: Pontes Editores.

COSTA, F. A. O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. In: M. E. Almeida, P. Dias, & B. Silva, O potencial transformador das TIC e a formação de professores e educadores. São Paulo: Loyola, pp. 47-72, 2013.

DRAIBE, S. M., & PEREZ, J. R. O programa TV Escola: desafios à introdução de novas tecnologias. Cadernos de Pesquisa, 106, 1999, pp. 27-50.

FELIZARDO, M. H. V & COSTA. F. A. Formação contínua na área das TIC em Portugal. Quem são os Formadores e que perspetivas têm sobre a integração das tecnologias no currículo?. Investigar em Educação, II ª Série, Número 2, 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2012.

GONÇALVES, H. C. Formação continuada de professores para o uso do ambiente virtual de aprendizagem no curso de pedagogia: a experiência do PARFOR/UEPA. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade do Estado do Pará - UEPA , Belém, 2014.

LAGE, M. O., & DIAS, A. MLiteracia Informacional e mediática no mundo digital e em contexto de ensino profissional: novo mito ou plano necessário de acção. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Lisboa, 2012, pp. 1-9. Disponível em http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/199. Acesso em 10 abril. 2020.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1994.

MATOS, J. F. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores. Anais do Colóquio Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores. Universidade de Lisboa, 2001.

MATOS, J. As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Formação Inicial de Professores em Portugal: radiografa da situação em 2003. Lisboa: Centro de Competência nónio século XXI da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2004.

MELÃO, D. H. Da página ao(s) ecrã(s): tecnologia, educação e cidadania digital no século XXI. Educação, Formação & Tecnologias, n.4 v.2, 2011, pp.89-107.

MORAES, R. A. Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos. Linhas Críticas, n. 9 v.17, 2003, pp.295-308.

MOREIRA & SILVA, M. G., Informática na Educação. Mudança de Atitude dos Professores: Uma Realidade? Dissertação ( Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas, SP, 1990.

NÓVOA, A. Professores imagens do futuro no presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, A. Nada será como Antes. Revista Pátio, 72, 2014. Porto Alegre: Grupo A. Disponível em http://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10938/nada-sera-como-antes.aspx. Acesso em 21 jan. 2020.

PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Ibero-americana de Educação, n. 24, p.63-90, 2000.

PONTE, J. P., & SERRAZINA, L. As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa: DAPP do ME, 1998.

PRETTO, N. d. Formação de professores exige rede. Revista Brasileira de Educação, n. 20, 2002, pp.126-131.

RODRIGUES, A. L. A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa: 2017.

SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, pp.19-2, 2013. Disponível em https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/desafios-da-ubiquidade-para-a-educacao Acesso em 20 jan. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico Institucional, 2007.

_________________. Planejamento Estratégico 2014-2022, 2014.

VALA, J. A análise de conteúdo. In: S. Silva, & J. Madureira, Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Porto: Enfrentamento, 1990.

VALENTE, J.A; ALMEIDA, F.J. Visão Analítica da Informática no Brasil: a questão da formação do professor. In: Revista Brasileira de Informática na Educação-SBIE, n. 1, 1997.

VALENTE, J. A. Formação de Professores: Diferentes abordagens pedagógicas. In J. A. Valente (org) O Computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas (SP): NIED-UNICAMP, p. 1, 1999.

Publicado
2020-06-04