A TECNOLOGIA EDUCATIVA NO CURRÍCULO DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (BRASIL) E UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL)
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da pesquisa de pós-doutorado no âmbito do programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins. O estudo intitulado Literacia digital na formação de professores: construindo narrativas digitais com apoio de tecnologia de informação e comunicação teve como objetivo analisar a situação atual da Tecnologia Educativa (TE) nos currículos de cursos de formação de professores na Universidade Federal do Tocantins no Brasil e a Universidade do Minho em Braga, Portugal. O estudo de natureza qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental se valeu de consulta aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) dos cursos de licenciaturas do campus de Palmas- TO e dos Dossiês dos cursos de formação inicial de professores da UMinho; além de outros documentos institucionais das respectivas universidades. Os resultados demonstraram que em ambas as universidades a TE é inserida nos currículos das licenciaturas em forma de disciplinas específicas deixando a desejar no tocante ao tratamento transversal e interdisciplinar.
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