CONSTRUIR O CONSENTIMENTO INFORMADO NUMA PESQUISA COM CRIANÇAS IMIGRANTES: TRADUÇÕES E TRAIÇÕES

Palavras-chave: Crianças Imigrantes. Consentimento Informado. Teoria Ator-Rede. Estudos da Infância. Tradução/Traição.

Resumo

A presença de crianças imigrantes do Bangladesh em Portugal introduz maior diversidade no estudo da infância e coloca desafios epistemológicos, metodológicos e éticos à pesquisa, sobretudo quando esta acontece fora das instituições escolares e se dá a não aceitação do consentimento informado formal pelos seus progenitores. Diferenças e desconhecimentos mútuos entre as culturas Bangla e ocidental, aqui representada pela pesquisadora, levantam a questão de perceber o quanto ela se tornou intérprete competente daquela cultura, ou não, traduzindo-a e/ou traindo-a. Procurando articular as propostas teórico-metodológicas dos Estudos da Infância e da Teoria Ator-Rede discutem-se os processos de construção do consentimento informado entre pesquisadora, crianças, genitores e comunidade Bangla, considerando i) as suas particularidades no tempo, contextos e atores; ii) constrangimentos e imprevistos suscitados no campo e as relações, saberes e aprendizados adquiridos através deles; iii) os processos que fundamentam consentimentos informados informais e, portanto, uma ética enquanto prática negociada e contextualizada.

Biografia do Autor

Elaine Almeida de Andrade, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Psicóloga Clínica. Doutoranda em Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. 

Referências

ALANEN, Leena. Generation order. In: The Palgrave Handbook of Childhood Studies. London: Palgrave Macmillan, 2009. p. 159,174.
ALANEN, Leena. Theorizing childhood. Childhood, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 3–6, 2014.
ALANEN, Leena. ’Intersectionality and other challenges to theorizing childhood. Childhood, [s. l.], v. 23, n. 2, p. 157–161, 2016.
ALFERES, Marcia Aparecida; STREMEL, Silvana. Antropologia e ética: desafios para a regulamentaçãoPráxis Educativa, 2014. Seção 01, p. 285–291.
ALMEIDA, Claudiane de Souza. A Integração De Crianças Migrantes Brasileiras Nas Escolas Do 1° E 2° Ciclo Em Portugal. 2019. Universidade do Minho, [s. l.], 2019. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2019.
ALVES, Maria Zenaide. Como nos damos com eles: estratégias de sociabilidade de crianças brasileiras no contexto escolar: um estudo de caso. 2007. Universidade do Porto, [s. l.], 2007.
ALVES, Maria Zenaide. Infância e imigração no contexto escolar português. In: Acesso aos direitos sociais: infância, saúde, educação, trabalho. São Paulo: Fundação Carlos Chargas, 2010. p. 63–80.
ANGELI, Laura. La casa e il mondo. Esperienze transnazionali di famiglie bengalesi a Mestre. 2013. Università Ca’ Foscari Venezia, [s. l.], 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2019.
ARENDT, Ronald João Jacques. Maneiras de pesquisar no cotidiano: contribuição da teoria do ator-rede. Psicologia & Sociedade, [s. l.], v. 20, p. 7–11, 2008.
BAIOCCHI, Gianpaolo; GRAIZBORD, Diana; RODRÍGUEZ-MUÑIZ, Michael. Actor-Network Theory and the ethnographic imagination: An exercise in translation. Qualitative Sociology, [s. l.], v. 36, n. 4, p. 323–341, 2013. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2017.
BLOCK, Liesbeth De; BUCKINGHAM, David. children immigrant global media. New York: Palgrave Macmillan, 2007.
BOSCO, Fernando J. Actor-network theory, networks, and relational approaches in human geography. In: Approaches to human geography. London: Sage Publications, 2006. p. 360.
CALLON, Michel. Some Elements of a Sociology of Translation: Domestication of the Scallops and the Fishermen of St Brieuc Bay. The Sociological Review, [s. l.], v. 32, n. 1_suppl, p. 196–233, 1984.
CALLON, Michel. Some elements of a sociology of translation. In: Technoscience: the politics of Interventions. Norway: Unipub, 2007. p. 57–78.
CAMILLIS, Patricia De; ANTONELLO, Claudia Simone. Da Translação para o Enactar: a possibilidade que a Teoria Ator-rede apresenta para pensar em termos de processos nas pesquisas em Administração. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO 2014, Anais... [s.l: s.n.] Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2017.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. Pesquisas em versus pesquisas com seres humanos. In: Antropologia Ética: o debate atual no Brasil. Nite: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004. p. 33–44.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. A antropologia e seus compromissos ou responsabilidades éticas. In: Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. , Universidade de Brasília. Brasília: Letras Livres, 2010.
CERDEIRA, Maria C. et al. Percursos laborais e de vida dos jovens imigrantes e descententes de imigrantes dos novos setores de serviços. Lisboa: Observatório da Imigração, ACIDI, 2013.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorde Zahar, 2005.
CORDAZZO, Sheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís; ALMEIDA, Ana Maria Tomás. Brincadeiras de crianças brasileiras e portuguesas no contexto escolar. Journal of Human Growth and Development, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 60, 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2019.
FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, [s. l.], n. 13, p. 151–161, 2005.
FERREIRA, Manuela. Criança tem voz própria. Porto: Entrevista conduzida por Ricardo Jorge Costa, 2002.
FERREIRA, Manuela; NUNES, Ângela. Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios 1. Linhas Críticas, [s. l.], v. 20, n. 41, p. 103–123, 2014.
FERREIRA, Pedro Peixoto. Por uma definição dos processos tecnicamente mediados de associação. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 58–75, 2010.
FONSECA, Cláudia. O anonimato e o texto antropológico: Dilemas éticos e políticos da etnografia ‘em casa’. In: Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo. Rio Grande do Sul. v. 53p. 1689–1699.
FREIRE, Letícia de Luna. Seguindo Bruno Latour: notas para uma antropologia simétrica. Revista Comum, Rio de Janeiro, Brasil, v. 11, n. 26, p. 46–65, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2014.
HARAWAY, Donna J. Simians, cyborgs, and women: The reinvention of nature. New York: Routledge, 2013.
HORTAS, Maria João. Educação e Imigração: a integração dos alunos imigrantes nas escolas do ensino básico do centro histórico de Lisboa. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), 2013. v. 50
IOM. World Migration Report 2020. Geneva.
LATOUR, Bruno. Ciência em Ação: Como seguir cientista e engenheiros sociedade afora. [s.l.] : Editora UNESP, 2000. v. 4
LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Tehory. New York: Oxford University Press, 2005.
LAW, John. Notes on the theory of the actor-network: Ordering, strategy, and heterogeneity. Systems Practice, [s. l.], v. 5, n. 4, p. 379–393, 1992.
LAW, John. Heterogeneities. Centre for Science Studies Lancaster University, [s. l.], n. 2, 1997.
LAW, John; CENTRE, Science Studies. Notes on the Theory of the Actor Network: Ordering , Strategy and Heterogeneity. Science Studies, [s. l.], n. 1, p. 1–10, 2010.
MACHADO, Fernando Luís; MATIAS, Ana Raquel. Jovens descendentes de imigrantes nas sociedades de acolhimento: linhas de identificação sociológica. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Lisboa, Portugal, n. 13, p. 23, 2006.
MACHADO, Fernando Luís; MATIAS, Ana Raquel; LEAL, Sofia. Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos. Análise Social, [s. l.], n. 176, p. 695–714, 2005.
MACRAE, Edward; VIDAL, Sergio Souza. A Resolução 196/96 e a imposição do modelo biomédico na pesquisa social Dilemas éticos e metodológicos do antropólogo pesquisando. Revista de Antropologia, [s. l.], v. 49, n. 2, p. 645–666, 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2019.
MAPRIL, José. « Bangla masdjid »: Islão e bengalidade entre os bangladeshianos em Lisboa. Análise Social, [s. l.], v. XXXIX, n. 173, p. 851–873, 2005.
MAPRIL, José. Os “ novos ” sul-asiáticos . A economia política das migrações entre o Bangladesh e Portugal. Revista Oriente, [s. l.], n. 17, p. 81–99, 2007.
MAPRIL, José. A “ Modernidade ” do Sacrifício Qurban , lugares e circuitos transnacionais entre bangladeshis em Lisboa. 2008. [s. l.], 2008.
MAPRIL, José. O lugar do sacrifício : qurbani e circuitos transnacionais entre bangladeshis em Lisboa. Análise Social, [s. l.], v. XLIV, n. 1, p. 71–103, 2009. a.
MAPRIL, José. Geografias da virtude: “bons” muçulmanos e as políticas da oração entre bangladeshis em lisboa. Religião & Sociedade, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 134–151, 2009. b.
MAPRIL, José. “Aqui ninguém reza por ele!”: trânsitos fúnebres entre o Bangladesh e Portugal. Horizontes Antropológicos, [s. l.], v. 15, n. 31, p. 219–239, 2009. c. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015.
MAPRIL, José. Banglapara : imigração , negócios e ( in ) formalidades em Lisboa. Etnográfica, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 243–263, 2010.
MAPRIL, José. The patron and the madman: migration, success and the (in)visibility of failure among Bangladeshis in Portugal. Social Anthropology, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 288–296, 2011. Disponível em:
MAPRIL, José. The Dreams of Middle Class: Consumption, Life-course and Migration Between Bangladesh and Portugal. Modern Asian Studies, [s. l.], v. 48, n. 03, p. 693–719, 2013. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2015.
MAPRIL, José. A Shahid Minar in Lisbon: long distance nationalism, politics of memory and community among Luso-bangladeshis. [s. l.], v. 8, n. June, p. 4–7, 2014. a.
MAPRIL, José. The Dreams of Middle Class: Consumption, Life-course and Migration Between Bangladesh and Portugal. Modern Asian Studies, [s. l.], v. 48, n. 03, p. 693–719, 2014. b. Disponível em:
MARQUES, José Carlos; GÓIS, Pedro; CASTRO, Joana Morais. Impacto das políticas de reagrupamento familias em Portugal. Lisboa: Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACM, IP), 2014.
MORAES, Marcia. A ciência como rede de atores: ressonâncias filosóficas. Revista Ator-Rede, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 321–333, 2013.
PEDRO, Rosa. Redes e controvérsias: ferramentas para uma cartografia da dinâmica psicossocial. In: VII ESOCITE - JORNADAS LATINO- AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro
PIRES, Sónia Brigite da Rocha. A segunda geração de imigrantes em portugal e a diferenciação do percurso escolar. 2009. Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Lisboa, 2009.
PROUT, Alan. The Future of Childhood. London: Routledge Falmer, 2005.
QUEIROZ E MELO, Maria de Fátima Aranha. Voando com a pipa: esboço para uma psicologia social do brinquedo à luz das idéias de bruno latour. 2007. UERJ, Rio de Janeiro/São Joao del Rei, 2007.
QVORTRUP, Jens. Visibilidades de crianças e infância. Linhas Críticas, Brasília, Brasil, v. 20, n. 41, p. 23–42, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2015.
RIBEIRO, José da Silva. Ética, investigação e trabalho de campo em Antropologia e na produção audiovisual. Doc On-Line : Revista Digital de Cinema Documentário, [s. l.], v. unknown, n. 7, p. 29–51, 2009. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2019.
SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2a modernidade. In: SARMENTO, Manuel; CERISARA, Ana Beatriz (Eds.). Crianças e Miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa editores, 2004. p. 9–34.
SARMENTO, Manuel Jacinto; FERREIRA, Manuela. “Subjectividade e bem-estar das crianças: (in)visibilidade e voz”, 2008. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2014.
SEABRA, TERESA; MATEUS, SANDRA; RODRIGUES, ELISABETE; NICO, Magda. Trajetos e projetos de jovens descendentes de Imigrantes à saída da escolaridade básica. Alto Comis ed. [s.l.] : Observatório da Imigração, ACIDI, 2011. v. 47
SEABRA, Teresa. A relação das famílias imigradas com a escolaridade: comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana. [s. l.], 2006. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2014.
SEF/GABINETE DE ESTUDOS, Planeamento e Formação. Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 20172018. [s.l: s.n.].
SEF/GEPF. Relatório de Imigração Froteiras e Asilo 2016. Oeiras: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, 2017.
SEF/GEPF. Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo 2018. Oeiras. Disponível em: .
SOTO, Iskra Pavez. Sociología de la Infancia: las niñas y los niños como actores sociales. Revista de Sociologia, Barcelona, Espanha, v. 27, p. 81–102, 2012.
SPINK, Peter Kevin. O pesquisador conversador no cotidiano. Psicologia & Sociedade, [s. l.], p. 70–77, 2008.
SPYROU, Spyros. Disclosing Childhoods. [s.l.] : Macmillan, 2018.
STRYKER, R.; YNGVESSON, B. Fixity and fluidity - circulations, children, and childhood. Childhood, [s. l.], v. 20, n. 3, p. 297–306, 2013. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2015.
TSALLIS, Alexandra Cleopatre. Entre terapeutas e palhaços: a recalcitrância em ação. 2005. Universidade do Estado de Rio de Janeiro- UERJ, [s. l.], 2005.
VÍCTORA, Ceres et al. Antropologia Ética: o debate atual no Brasil. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2004.
ZEITLYN, Benjamin. Transnational Childhoods: British Bangladeshis, Identities and Social Change. [s.l.] : Palgrave Macmillan, 2015.
ZEITLYN, Benjamin; JANEJA, Manpreet K.; MAPRIL, José. Introduction. Imagining Bangladesh: Contested narratives. SOUT, [s. l.], v. 9, n. Julho, 2014.
Publicado
2021-02-24