“VOCÊ ESTÁ FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE RELIGIÃO E ESTUDANDO A NOSSA TURMA”: PESQUISA, PESQUISADOR E PESQUISADO ¬- UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Palavras-chave: Escuta. Diálogo. Criança.

Resumo

O presente texto apresenta um percurso metodológico de pesquisa que buscou olhar e escutar a criança em uma perspectiva de percepção, compreensão e modos de reconhecimento do outro e para isso, o filósofo do diálogo Martin Buber (2001, 2014) e da linguagem, Mikhail Bakhtin (2002, 2008, 2010) foram os referenciais teóricos adotados para capturar o diálogo que estruturado na linguagem, atravessa a vida e a vida é por ela atravessada, é produção humana acontecida na história. Nesse percurso, entrevistas e observações abriram caminhos para compreender formas de interação e ações dos e entre os sujeitos constituindo desafios que caracterizam a observação com crianças que provoca um olhar caçador comprometido em reconhecer sua inteireza enquanto sujeitos de suas ações, ou seja, observá-las como indivíduos que não somente são influenciados, mas influenciadoras dos diálogos.

Biografia do Autor

Rosiane Brandão Siqueira Alves, Pontifícia Universidade Católica - PUC-RIO

Doutoranda em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Rejane Brandão Siqueira, PUC-RIO

Doutoranda em Educação pela PUC-Rio, orientadora educacional - Secretaria de Ciencia e Tecnologia, professor orientador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor das disciplinas pedagógicas- Secretaria Estadual de Educação, RJ. 

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Publicado
2021-02-24