A FORMAÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO

  • Marcos Rafael Monteiro ITOP

Resumo

Estudo multidisciplinar onde procuramos analisar a dinâmica da significação dos espaços e sua conceituação. No que se refere à conceituação analisamos o processo de formação da noção de espaço, considerando alguns conceitos que lhe são atribuídos, e que foram ditados, sobretudo, pelos impactos sociais causados por uma situação de contato interlingüístico. No que se refere à linguagem, analisamos os processos de formação de conceitos e a dinâmica da simbolização do objeto – espaço, reconhecendo assim, uma realidade moldada pelas necessidades e anseios do homem.

Biografia do Autor

Marcos Rafael Monteiro, ITOP
Graduado em Letras Modernas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Especialista em Docência de Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Anápolis-GO; Especialista em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína-TO; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB).

Referências

CARPINTERO, A.C.C. Sobre o Conceito de Espaço. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1986. Trabalho apresentado na disciplina de Trabalho Programado do Curso de Pós-graduação em Estruturas Ambientais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

ECO, U. A estrutura Ausente – Introdução à Pesquisa Semiologica. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.

FIORIN, J.L. As Astúcias da Enunciação. 2ª ed. São Paulo: Ática. 2001.

MERLEU-PONTY. M. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2ª ed. São Paulo: Martins Pontes, 1999.

PIAGET, J. Epistemologia Genética. Tradução de Álvaro Cabral; Revisão de Tradução Wilson Roberto Vaccari. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

SILVA, L.S.D. da. A Construção de Brasília, Modernidade e Periferia. Goiânia: Ed. da UFG, 1997.

SVENSSON, F. Arquitetura: Criação e Necessidade. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2001.

ZEVI, B. Saber Ver a Arquitetura. Tradução de Maria Isabel Gaspar, Gaëtan Martins de Oliveira. 5ªed. São Paulo, São Paulo. Martins Fontes, 1996.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos