A CASA, A RUA, A LUTA: APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS

Palavras-chave: Crianças e Moradia. Metodologias de Pesquisa. Pesquisa com Crianças.

Resumo

Esse artigo tem por objetivo colocar em discussão as relações que se estabelecem no encontro do pesquisador com o seu tema, na medida em que eles vão se afetando e se alterando no processo de pesquisa. Para isso, toma-se como lócus o campo de uma pesquisa de doutorado que se propõe a investigar as relações entre crianças e diferentes experiências de moradia. A indagação inicial sobre a compreensão das crianças quando suas famílias mudam de casa, se afeta pelas crianças que, na rua, precisam ressignificar o conceito do que seja casa e, nessa ressignificação, a moradia ganha o status de uma luta da qual as crianças também participam. Considera-se uma oportunidade ímpar poder tratar dessa transformação de caráter teórico-metodológico quando flagra-se as crianças transformando em indagação sua o tema de pesquisa apresentado a elas – ou quando elas, ao indagarem sobre as condições de moradia em sua vida cotidiana, afetam a pesquisa a ponto de transformá-la. O texto traz para o debate três distintas situações observadas e registradas na forma de crônicas, buscando problematizar, par a par, as transformações do tema ao longo da pesquisa e as exigências teórico-metodológicas que acompanharam essas transformações.

Biografia do Autor

Caroline Trapp de Queiroz, UERJ

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista CNPq. 

Rita Marisa Ribes Pereira, UERJ

Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas; Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea. Pesquisadora do CNPq.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP, 1998.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato. São Carlos: Pedro e João Editores, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas cidades, 2002.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BENJAMIN, Walter. A hora das crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. Tradução Aldo Medeiros. Rio de Janeiro: NAU Ed., 2015.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Folha de São Paulo, 2003.
CANDIDO, Antonio. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.
GLOBO. “Levantamento da prefeitura do Rio indica que cidade tem 4628 moradores de rua”. TV Globo. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2019.
LOPES, Jader J. M. A criança e sua condição geográfica: contribuições da Geografia da Infância. O Social em Questão, Ano XX, n. 21. Rio de Janeiro, Puc-Rio, Dep. Serviço Social, 2009.
MACEDO, Nélia Mara Rezende. “Você tem face?”: Sobre crianças e redes sociais online. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, UERJ, Rio de Janeiro, 2014.
PALLASMAA, Juhani. Habitar. São Paulo: Gustavo Gili, 2017.
SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: EDUSP, 2014.
TUAN, Yi-fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1974.
Publicado
2021-02-24