PROLEGÔMENA: OS PILARES DE DELORS

  • Marcos Rafael Monteiro ITOP
  • Sergio Luiz Ferreira Leal Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins

Resumo

Este estudo busca analisar a dinâmica da aplicabilidade dos quatro pilares da educação conforme descritos por Jacques Delors. Esses pilares fundamentam a prática educacional, notadamente nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que é nesse período da formação do ser humano em que se apresenta, com maior ênfase, a necessidade de um certo direcionamento no encaminhar das atividades educacionais. A educação, por seu viés, serve-se de elementos que potencializam suas atividades, seus objetivos, visualizando a formação de um ser completo, voltado às necessidades do meio. Essas necessidades são ditadas pela sociedade, apoiada por políticas que muitas vezes forçam os atores envolvidos no processo educativo a adotarem posturas que diferem daquelas preconizadas na teoria e adotadas na prática. Dessa forma procuramos demonstrar estas teorias tomando como base o trabalho de Delors, analisando a dinâmica de uma realidade moldada pelas necessidades e anseios do meio em que se insere.

Biografia do Autor

Marcos Rafael Monteiro, ITOP
Graduado em Letras Modernas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Especialista em Docência de Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Anápolis-GO; Especialista em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína-TO; Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB).
Sergio Luiz Ferreira Leal, Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins
Possui graduação em Pedagogia pela FACULDADE ITOP / CENTRO AVANCADO DE ENSINO ITOP (2012). Atualmente é assistente de gabinete de desembargador - Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TO).

Referências

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Publicado
2017-12-01
Seção
Ensaios