ASSENTAMENTOS PAULO FREIRE I e II: O PROCESSO DE LUTA PELA TERRA

  • Messias Vieira Barbosa Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Movimento sem terra. Luta pela terra. Assentamentos Paulo Freire I e II.

Resumo

Este estudo visou analisar o processo de luta que resultou na formação dos assentamentos Paulo Freire I e II, uma luta política, econômica e social, historicamente travada pelos camponeses ao longo do tempo com intuito de conquistar e reconquistar a terra. A questão agrária na região Norte do país, onde destaco o Estado do Tocantins, desde a década de 1970 do século XX, passa por um intenso processo de exploração e extinção dos recursos naturais, de exploração e expropriação dos camponeses, provocado principalmente pelo avanço da fronteira agrícola. Conclui-se que grande parte da evasão de famílias dos assentamentos Paulo Freire I e II ocorrem por diversos fatores: estão relacionadas à qualidade da terra, que não é apropriada para agricultura, à falta de assistência técnica quanto à produção e à garantia de comercialização dos produtos; também à falta de serviços de atenção social, a inexistência de estradas adequadas, à falta de atendimento educacional, de atenção à saúde e à inexistência de espaços de lazer.

Biografia do Autor

Messias Vieira Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Professor do curso de serviço social/Pronera/UFT.

Referências

ANDRADE, Manoel Correia de, 1922- Nordeste: alternativa da agricultura. – Campinas, SP: Papiros, 1988.

ATLAS DO TOCANTINS: subsídios ao planejamento da gestão territorial. Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública - Seplan, 2012.

BARBOSA, Messias Vieira, Assentamento Padre Josimo I e II: a posse definitiva da terra e novas realidades. Trabalho de conclusão de Curso, em Geografia Bacharelado, Universidade Federal do Tocantins. Campus de Porto Nacional, 2009.

COSTA, Madalena Varzinha F. M. Reflexões de uma experiência realizada no Programa Projovem Campo - Saberes da Terra no assentamento Paulo Freire – município de Rio dos Bois-TO, p. 233. Anais-Seminário do Grupo de Pesquisa OLIVEIRA, Antônio Miranda. Educação, Cultura e Mundo Rural: Miracema do Tocantins, TO. Fundação Universidade Federal do Tocantins, 2014.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. In: Antônio Márcio Buainain (Editor). Editora da Unicamp. Versão impressa, 2008.

IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Tocantins-Rio dos Bois – Histórico. http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=171870&search=tocantins|rio-dos-bois|infograficos:-historico. Acessado em janeiro de 2016.

LIRA, Elizeu Ribeiro. A Gênese de Palmas – A Geopolítica de (Re) Ocupação Territorial da Amazônia Legal – Goiânia: Kelps, 2011.

MATOS, Patrícia Francisca de; PESSÔA, Vera Lúcia S. Observação e entrevista: construção de dados para a pesquisa qualitativa em geografia agrária. In: RAMIRES, Júlio César de L.; PESSÔA, Vera Lúcia S. (Org.). Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis, 2009.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino. Modo de Produção Capitalista, Agricultura e Reforma Agrária. São Paulo: FFLCH, 2007, 184p. Disponível em:. Acessado em Janeiro de 2016.

MST. Método de trabalho popular. Caderno de formação nº 24, 2009.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton. 1926-2001. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção – 4 ed. 5ª reimpresão – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
Publicado
2019-12-03