LABORATÓRIOS DE TECNOLOGIA REMOTA NO ENSINO DE FÍSICA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: O CASO DO HANDS ON PARTICLE PHYSICS E DO MUSEUM ALLIANCE DA NASA

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação. Física. Exploração Espacial.

Resumo

O Masterclasses Hands on Particle Physics é um evento internacional de ensino e divulgação científica em Física de Partículas Elementares realizado anualmente em universidades e centros de pesquisa de todo o mundo, coordenado pelo IPPOG (Grupo Internacional de Divulgação Científica em Física de Partículas), envolvendo grandes centros internacionais de pesquisa, como o CERN. O Museum Alliance é um projeto de educação informal em ciências promovido pela NASA. A Unitins estuda ambos, que se utilizam de recursos tecnológicos remotos para promover uma educação participativa e que podem contribuir para tornar o ensino de ciências mais atraente para jovens estudantes. Neste breve relato nos propomos a analisar os projetos e discorrer sobre como podem beneficiar o ensino interdisciplinar de ciências a partir de uma abordagem multidisciplinar.

 

 

 

Biografia do Autor

Vinícius Carvalho da Silva, IMS-UERJ e Unitins

Doutor em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Museum Alliance (NASA) e do Hands on Particle Physics (IPPOG/UERJ) no Estado do Tocantins (Unitins).

Marcia Begalli, UERJ- Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Bacharelado (1979) e em Licenciatura (1980) em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica (1982) e doutorado em Física pela Rheinisch-Westfalischen Technischen Hochschule - Aachen (1989), Alemanha. Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalha com Fisica de Altas Energias, participando atualmente do experimento Dzero, no Fermilab e do experimento ATLAS, no LHC, CERN. Realiza o Masterclass-Hands on Particle Physics, em colaboração com o IPPOG e com outros organizadores brasileiros, sendo a responsável nacional em conjunto com Prof. Dr. Vitor Oguri.

Clarissa Souza de Oliveira McCoy, Unitins e UCD (University College Dublin)

Professora da Universidade Estadual do Tocantins. Doutora em Linguística pela Universty College Dublin, Irlanda. Pesquisadora Associada da University College Dublin. 

Referências

AIRES, Luiza. Maior acelerador de partículas do mundo passa por um upgrade. O que vem por aí? Jornal da USP. 26/08/2019. Disponibilidade em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-exatas-e-da-terra/maior-acelerador-de-particulas-do-mundo-passa-por-um-upgrade-o-que-vem-por-ai/ >. Acesso em 27 nov. 2019.

CARUSO, Francisco. Sonhando com uma escola menos conservadora e mais crítica. Ciência e Sociedade, Rio de Janeiro, CBPF, v. 2, n. 1, p. 47-49, 2014. (CBPF-CS-007/14).

SILVA, Vinícius Carvalho. Teoria quântica, física nuclear e filosofia grega: ensaio sobre os físicos filósofos do século XX. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia – Brasil, v.15, n.1, junho/2017/www.ufrb.edu.br/grio.

SILVA, Vinícius Carvalho. Hands on CERN como una herramienta para la educación y la difusión de la física de partículas. Anais - Primer Encuentro de la Red Chilena de Ciencia, Tecnología y Sociedad. Santiago: Universidad Alberto Hurtado, 2014.

SILVA, Vinícius Carvalho; BEGALLI, Marcia. Hands on CERN/RIO. CROLAR Critical Reviews on Latin American Research: Science, Technology, Society - and the Americans?, Vol. 5, No. 1, April 2016, pp. 84-87, Berlin: Lateinamerika-Institut of the Freie Universität Berlin.

SILVA, Vinícius Carvalho; BEGALLI, Marcia. Possibilidades e alternativas para o Ensino de Física: pensando em uma educação crítica, criativa e não utilitarista. Ciência e Sociedade, CBPF, v. 5, n. 2, p. 1-6, 2018.

WATANABE, Gracielle; GURGEL, Ivã; MUNHOZ, Marcelo G. O que se pode aprender com o evento Masterclasses - CERN na perspectiva do ensino de física de partículas. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2014, vol.36, n.1 [cited 2019-09-18], pp.1-10.

Publicado
2020-06-04