AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Maria dos Milagres Pereira da Silva Facultad Interamericana de Ciencas Sociales
  • Eraldo Pereira Madeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS – PY https://orcid.org/0000-0003-2263-3952
Palavras-chave: Avaliação. Educação escolar. Educação Infantil.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar como acontece a avaliação da aprendizagem na educação infantil em Codó/MA, reconhecendo-a como um processo contínuo para o desenvolvimento das crianças pequenas. Contudo, buscamos apoio nos aspectos teóricos e legais para da cientificidade a este. O percurso metodológico constou de pesquisa bibliográfica, documental e campo, por meio de entrevista direcionada as docentes desta etapa de ensino, especificamente do CMEI- Santo Antônio no município citado estabelecendo assim, uma investigação qualitativa. Os principais autores que fundamentaram o estudo, entre vários se destacaram: Hoffmann (1994, 2006), Fernandes (2007), Luckesi (2011). No entanto é suma importância percorremos a história da educação infantil, mesmo que de forma sucinta evidenciando algumas das conquistas educacionais para assim melhor compreendermos o contexto da temática em discursão. Em seguida, optamos pela reflexão sobre aspectos específicos da educação infantil, tais como: aprendizagem, afetividade e espaço. Os resultados da análise nos mostraram que o processo de avaliação nesta etapa de ensino, acontece de forma democrática com envolvimento de toda comunidade escolar. Nesta perspectiva, este estudo visa contribuir no entendimento da transformação no que diz respeito à importância do processo avaliativo na primeira etapa da educação básica. Ao concluir, enfatizamos a relevância do procedimento como via de consolidação da democracia na qual nossa sociedade desde sempre está envolvida.

Biografia do Autor

Maria dos Milagres Pereira da Silva, Facultad Interamericana de Ciencas Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencas Sociales - PY. 

Eraldo Pereira Madeiro, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS – PY

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Tocantins – Câmpus de Araguatins. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS – PY.

Referências

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências: os jogos e os parâmetros curriculares nacionais. Campinas: Papirus, 2005.
ARIÉS, Fhilippe. História Social da Criança e da Família. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº9394/96. Brasília: 1996;
________. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Acesso em: 13/06/2019.
________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Introdução. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Vol. 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. 209 p.
CERVO, Amado Luís; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. v 18, n. 73. Brasília, 2001. P.11-28;
FERNANDES, C. de O. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GODOY, Arilda Shimidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. Nº 3, v. 35, p. 20-29, 1995.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito & desafio, uma perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Educação & realidade, 1994.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2006.
KRAMER, Sonia. Profissionais de educação infantil: Gestão e formação. 1. Ed. São Paulo: Bernardi, 2005;
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação – visão crítica e perspectivas de mudança. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68, 2001. Acesso em 14/11/ 2019
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola. In: LIBÂNEO, José Carlos;
MINAYO, Maria Cecília de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2011;
OLIVEIRA. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, 1992
ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre a infância e relações raciais. In: BENTO, M. A. S. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social Da Mente: O Desenvolvimento Dos Processos Psicológicos Superiores. Tradução De José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto E Solange Castro Afeche – 5ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Publicado
2021-04-14