O ADOECIMENTO PSÍQUICO VIVENCIADO NA ADOLESCÊNCIA NO PERÍODO PRÉ-VESTIBULAR
Resumo
O vestibular é um dos mecanismos de seleção que permite o ingresso do estudante no ensino superior, manifestando grandes implicações para a saúde mental dos adolescentes, pelo alto nível de estresse e fator de risco, principalmente para aqueles que não ascendem às universidades. O objetivo desse estudo é compreender os fatores e/ou processos que interferem no comportamento dos adolescentes, em situações de crise, pressão e estresse gerados pelo concurso pré-vestibular, identificando suas origens e as suas relações com os adoecimentos psíquicos típicos dessa fase.
Referências
ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal. Tradução de Suzana Maria Garagoray Ballve. Porto Alegre: Artmed, 1981.
BASTOS, C. L. Manual do exame psíquico: uma introdução prática à psicopatologia. Revinter, 1997.
BECK, U. Risk Society: Towards a New Modernity. London: Sage, 1992.
BIANCHETTI, L. Angústia no vestibular: indicações para pais e professores. Passo Fundo: Ed. da UPF, 1996.
BOEKAERTS, M. Coping with stress in childhood and adolescence. In: ZEIDNER, M. ENDLER, (Orgs.), Handbook of coping: theory, research, and applications. New York: John Wiley & Sons, 1996. p. 452-484.
BONDER, N. O segredo judáico de resolução de problemas: a utilização da ignorância na resolução de problemas. Imago Ed,. 1995 – Rio de Janeiro
BRASIL, Ministério da Educação. Textos teóricos e metodológicos: ENEM 2009. Brasília: INEP, 2009.
BURAK, S. D. Proteção, risco e vulnerabilidade. Adolescência Latino Americana, v. 1, n. 4, p. 222-230, 1999.
CALIMAN LV, DOMITROVIC N. Uma análise da dispensa pública do metilfenidato no Brasil: o caso do Espírito Santo. Physis. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1414-32832016005008103&lng=en&nrm=iso - 25/04/2016 - 19:35h
D’AVILA, G. T., & Soares, D. H. P. (2003) Vestibular: Fatores geradores de ansiedade na cena da prova. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 4(1-2), 105-116. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2010000100008 Acessado em 20/03/2016 – 00:30h
KESSLER, R. C., McGonagle, K. A., Zhao, S., Nelson, C. B., Hughes, M., Eshleman, S., Wittchen, H-U., & Kendler, K. S. (1994). Lifetime and 12-month prevalence of DSM-III-R psychiatric disorders in the United States: Results from the National Comorbidity Survey. Archives of General Psychiatry, 51, 8-19. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
LEVENFUS, R. S. Faça o vestibular com seu filho, faça o vestibular com seus pais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997
LEVENFUS, R. S. Vestibular: Derrubando o mito. Porto Alegre: Gente, 1993.
MANSO, D. S. S., & MATOS, M. G. (2006). Depressão, ansiedade e consumo de substâncias em adolescentes. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2(1), 73-84. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
MATOS, M. G., BARRETT, P., DADDS, M., & SHORTT, A. (2003). Anxiety, depression, and peer relationships during adolescence: Results from the portuguese national health behaviour in school-aged children survey. European Journal of Psychology of Education, 1, 3-14. http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
MOOS, R. H. Social context: transcending their power and their fragility. American Journal of CommunityPsychology, v. 31, n. 2, p. 1-13, 2003.
PELEGRINI, M. R. Fonseca. O Abuso de Medicamentos Psicotrópicos na Contemporaneidade. Psicologia Ciência e Profissão, 2003, p.38-43. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n1/v23n1a06.pdf
SILVA, R. A., Horta, B. L., Pontes, L.M., Faria, A. D., Souza, L. D., Cruzeiro, A. L. S. & Pinheiro, R. T. (2007). Bem estar psicológico e adolescência: fatores associados. Cadernos de Saúde Pública, 23, 1113-1118. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf - 24/04/16 - 17:00h
SILVESTRE, G. Vestibular sem sofrimento: o segredo dos vencedores. Belo Horizonte: Gutenberg, 2004.
SOARES A. B. e MARTINS J. S. R.: Ansiedade dos estudantes diante da expectativa do exame vestibular. 2010, Vol. 20, No. 45, 57-62. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v20n45/a08v20n45.pdf 24/04/16 - 17:00h
SOARES, D. H. P. (2002). Como trabalhar a ansiedade e o estresse frente ao vestibular. Em R. S. Levenfus & D. H. P. Soares (Orgs.), Orientação Vocacional Ocupacional: Novos achados teóricos, técnicos e instrumentos para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre, RS: ArtMed. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1679-33902003000100010.
WAGNER, A. et al. Configuração familiar e o bem-estar psicológico dos adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 12, n. 1, p. 147-156, 1999. [Online]. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100010&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 20 ago. 2015.
ZANINI, D. S.; FORNS, M. Coping y psicopatología: comparación entre adolescentes de la muestra general y sub-clínica. Psiquiatria.com, v. 8, n. 2, 2004. Disponível em: <http://www.psiquiatria.com/
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).