EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA MARIA DE MELO SOUSA EM PORTO NACIONAL - TO

Palavras-chave: Contribuições Psicopedagógicas. Educação Inclusiva. Política Pública Educacional.

Resumo

Esta pesquisa aborda os desafios e expectativas dos professores da Escola Maria de Melo Sousa no Distrito de Luzimangues em Porto Nacional Tocantins, em relação suas atuais condições de trabalho com alunos portadores de necessidades especiais sem acompanhamento de um psicopedagogo. Aqui tratamos das expectativas desses profissionais, no contexto dos anos 2018/2019. O texto esboça um percurso fundamentado nas fases do histórico que constitui a Educação Inclusiva, trabalho docente, valorização e formação docente. Somando-se aos pressupostos que a perspectiva da inclusão se apresenta como mais um paradigma da educação. Objetivando identificar as dificuldades do corpo docente e compreender as expectativas do professor e as condições de trabalho alunos com necessidade especial e educação inclusiva, na Escola Municipal Maria de Melo Sousa, relatar as contribuições do psicopedagogo na educação inclusiva. Sua metodologia concentra-se em coletas de informações de caráter quantitativo, qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de revisão bibliográfica, documental e em campo por meia observação (diário de campo), pesquisa exploratória e entrevistas semiestruturadas na Escola Maria de Melo Sousa em Porto Nacional - TO. Assim, o trabalho psicopedagógico deve ultrapassar a ideia genérica da inclusão, expandindo sua proposta e possibilitando seu apoio essencial e continuo.

Biografia do Autor

Valtanea Amaral Ribeiro, Faculdade de São Vicente- UNIBR.

Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial. Faculdade de São Vicente- UNIBR.

Leonardo de Andrade Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Desenvolvimento Regional. Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Estado do Tocantins.

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Publicado
2020-04-24