(IM)PROVÁVEIS PRESIDENTES DO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS IMAGENS DE SI NOS PRONUNCIAMENTOS DE POSSE DOS PRESIDENTES LULA E BOLSONARO

Palavras-chave: Ethos. Discurso Político. Imagens de Si.

Resumo

O principal objetivo da presente análise é investigar, via noção de ethos discursivo, como foram mobilizadas e construídas as imagens de si através dos pronunciamentos de posse presidencial dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (2003) e Jair Messias Bolsonaro (2019). Para tal empreitada, nos ancoramos no arcabouço teórico cunhado por Patrick Charaudeau (2011), mais precisamente sobre as considerações a respeito do ethos no discurso político. Segundo o autor “não existe um ato de linguagem que não passa pela construção de uma imagem de si” (CHARAUDEAU, 2017, p. 86). Ou seja, o que falamos revela, em certa medida, uma imagem do que somos (ou do que transparecemos ser). Tentaremos estabelecer relações com os conceitos de Pêcheux (2010, 2011) e de Orlandi (2005), no sentido de apresentar que não existe ingenuidade no dizer ou muito menos que esse é gestado no vazio. Por fim, cotejamos as aproximações e distanciamentos de ambos os pronunciamentos. Vemos que mesmo, a título de exemplo, quando ambos os presidentes falam a respeito do “combate à corrupção”, os efeitos de sentidos são distintos, ainda mais quando levamos em consideração as condições de produção de cada um dos pronunciamentos.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, UFT

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor nos cursos de Graduação em Letras e de Pós-Graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Porto Nacional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa.

Maycon Dougllas Vieira dos Santos, UFT

Mestrando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Graduando em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ACHARD, P. Memória e produção discursiva do científico. Trad. José Horta Nunes. In: ACHARD, P. [et al.]. Papel da memória. 2 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.

BARTHES, R. Mitologias. Trad. Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. Trad. de Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

GADET, F.; PÊCHEUX, M. A Língua inatingível. Trad. Bethania Mariani e Maria Elizabeth Chaves de Mello. 2 ed. Campinas, SP: Editora RG, 2010.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 2017.

MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Trad. Freda Indursky. 3 ed. Campinas, SP: Pontes: Editora da Unicamp, 1997.

TOMAZ, N. R. O.; GOUVÊA, Lúcia Helena Martins. Um estudo do ethos em discursos do ex-presidente Lula. Revista de Estudos da Linguagem. Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 441-471.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.
_____________. Apresentação. In: ORLANDI, E. (org) Palavra, fé, poder. Campinas, SP: Pontes, 1987.

_____________. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.

_____________. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012b.

_____________. Eu, Tu, Ele - Discurso e real da História. 2 ed. Campinas, SP: Pontes, 2017.

PAVEAU, M-A. Linguagem e moral: uma ética das virtudes discursivas. Trad. Ivone Benedetti. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2015.

PÊCHEUX, M. [1969]. Análise automática do discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethania S. Mariani [et. al.]. 4 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010.
____________. O papel da memória. Trad. José Horta Nunes. In: ACHARD, P. [et al.]. Papel da memória. 2 ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

_____________. Língua, linguagem, discurso. In: PIOVEZANI, C; SARGENTINI, V. (orgs.). Legados de Michel Pêcheux inéditos em análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.

PIOVEZANI, C. Verbo, corpo e voz: dispositivos de fala pública e produção de verdade no discurso político. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
POSSENTI, S. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
RAND, A. Capitalismo: el ideal desconocido. Trad. Luis Kofman. Buenos Aires: Grito Sagrado Editorial, 2009.

SOARES, T. B. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.
____________. Percurso linguístico: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas: Pontes, 2018.
Publicado
2021-01-25