EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ENTRE RIOS: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS/DISTRITO DE BURITIRANA/PALMAS-TO

  • Monique Porto Costa PIBIC/Unitins
  • Thania Maria Fonseca Aires Dourado Unitins

Resumo

O processo de Educação Ambiental ocorre por meio da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, que é um bem de uso comum do povo. Dessa forma torna-se necessário a introdução da Educação Ambiental no início do aprendizado dos alunos em suas séries iniciais para a formação de uma postura crítica em relação ao tem. Foi realizada a pesquisa na Escola Entre Rios, localizada no distrito de Buritirana, situado no município de Palmas -TO. A amostra foi constituída aleatoriamente de 10% de alunos do sexo masculino e feminino, das duas fases do Ensino Fundamental (do 1° ao 5° ano e do 6º ao 9º ano), sobre a qual se empregou estratégias diferenciadas, considerando-se o nível de maturidade dos alunos. Foi possível observar que os alunos veem o meio ambiente como sinônimo de natureza e possuem uma visão do meio ambiente caracterizada como Naturalista, confundindo os termos não tendo uma visão clara ou mudança na visão do que seria o meio ambiente.

Biografia do Autor

Monique Porto Costa, PIBIC/Unitins
Estudante do Curso de Engenharia Agronômica da Fundação Universidade do Tocantis/UNITINS
Thania Maria Fonseca Aires Dourado, Unitins
Professora do Curso de Engenharia Agronômica da Fundação Universidade do Tocantins/Unitins

Referências

BELEI, R. A.; GIMENIZ-PASCHOAL, S. G.; NASCIMENTO, E. N.; MATSUMOTO, P. H. V. R. Videogravação em pesquisa qualitativa, 2007.

BICUDO, F.A entrevista- testemunho: quando o diálogo é possível. Revista Caros Amigos. Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=333DACOO1. Acesso em 23 de jul. 2013.

CARVALHO, T. A. (Org.). Manual do Agente Prevencionista. Porto Alegre: [s.n.], 2005.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, Curitiba, v. 24, p. 213-225, 2004.

GRACIANI, J.S. Ações e estratégias para a atuação na gestão participativa sócio-ambiental. Educação Continuada à distância – NOAL. C – 2003.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, mai./ago. 2005, p. 233-250.

MEDEIROS, A. B. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 jul 2013.

REY, F. G. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

RIVELLI, E. A. L. Evolução da Legislação Ambiental no Brasil: Políticas de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Desenvolvimento Urbano. In: PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri: Manole, 2005.

Publicado
2016-06-21