VIOLÊNCIAS DO COTIDIANO: A SOCIEDADE BRASILEIRA EM QUESTÃO E O PAPEL DA ESCOLA PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

  • Rodrigo Barbosa Silva Unitins

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a sociedade brasileira atual, destacando aspectos que circundam as práticas educativas escolares. Não se pode contextualizar o espaço escolar e suas práticas pedagógicas sem ter o conhecimento crítico da sociedade onde elas acontecem. Assim, trazemos à reflexão aspectos pertinentes à contemporaneidade brasileira, em especial, à violência em suas diferentes facetas sociais de modo que tenhamos uma real percepção do quanto se faz necessário um projeto de transformação social por meio da educação. Com base em uma perspectiva pedagógica que favoreça a tomada de consciência dos sujeitos envolvidos nas práticas educativas, defendemos e vislumbramos um cenário socioeducativo libertador, onde a pluralidade da vida social possa favorecer a emancipação destes atores, apontando para a libertação de cada um através da participação efetiva em suas vidas. 

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Silva, Unitins

Educação

Comunicação

Referências

DIAS, Maria Luiza. Vivendo em família: relações de afeto e conflito. São Paulo: Moderna, 1992.

FERREIRA, Maria Emília Guerra. A produção de esperança numa situação de opressão. São Paulo: Educ, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

LEVISKY, D. L. Uma gota de esperança. In: ALMEIDA, Maria da Graça Blaya. A violência na sociedade contemporânea. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2010. pp. 06-12.

MACIEL, Rosa Maria. SOS! Passageiros da agonia. A trajetória do “meu guri”: o papel da exclusão escolar na gênese da violência. Dissertação de Mestrado em Educação. PUC/SP, 2000.

MENDES, Luis Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

PERALVA, Angelina. Violência e democracia: o paradoxo brasileiro. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

RUIZ, Castor M. M. Bartolomé. O (ab)uso da tolerância na produção de subjetividades flexíveis. In: SIDEKUM, Antônio. Alteridade e multiculturalismo. Rio Grande do Sul: UNIJUÍ, 2003.

TRAVERSO-YÉPES, Martha. Os discursos e a dimensão simbólica, uma forma de abordagem à Psicologia Social. Estudos de Psicologia. Natal, jun 1999, vol. 4, n. 1, p. 39-59.

Publicado
2016-09-29