FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DO PENSAMENTO COMPLEXO: REVERBERAÇÕES ACERCA DO CURRICULO DE UMA GRADUAÇÃO EM LETRAS

Palavras-chave: Formação Docente. Pensamento Complexo. Fenomenologia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como os cursos de formação docente têm trabalhado as especificidades do humano; a religação de saberes e a criatividade como possibilidades, para a transformação humana em formação. A problemática levantada foi: como contribuir para que as propostas de formação docente, com base na fenomenologia e na complexidade, ultrapassem a visão reducionista, limitada à área específica de atuação e ao mercado? A pesquisa, do tipo qualitativa, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental. Valeu se também da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A investigação se justifica pelo rigor teórico e metodológico na busca da compreensão ontológica a partir de diferentes epistemologias para transcender os limites conceituais sobre a formação docente contemporânea. Acreditamos que a fenomenologia e o pensamento complexo coadunam com uma educação humana, emancipadora, integral, intencional e global, capaz das aproximações de saberes em rede de interações, para religar teoria e prática, sujeito e objeto, razão e emoção.            

Biografia do Autor

Enilda Rodrigues de Almeida Bueno, Universidade Federal do Tocantins

Possui Pós-doutorado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, pela Universidade Estadual de Goiás-UEG (20017), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Pesquisadora do NIEL- Núcleo Interdisciplinar de Estudos Literários do Curso de Letras da UFT Câmpus de Porto Nacional e do CAOIDES - Filosofia, Artes e Ciência: pensamento como heterogênese - UFG/FE.

Referências

ALENCAR, Eunice M. L.; FLEITH, Denise de Souza. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Ed. UnB, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.

BUENO, Enilda R. de Almeida. Fenomenologia: a volta às coisas mesmas. In: PEIXOTO, Adão J. (Org.) Interações entre Fenomenologia e Educação. Campinas, SP: Editora Alínea. 2014.

BUENO, Enilda R. de Almeida. Gestão Educacional Fenomenológica: projeto humano em construção. In: Peixoto, Adão J. (Org.) Fenomenologia e Formação. Curitiba: CRV. 2016.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out. Dez. 2010. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 18 dez. 2017.

GIL, José; BELLMANN, Cristóvam Isabel. A construção do corpo ou exemplos de escrita criativa. Porto Editora: Porto, 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas: Papirus, 2004.

LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.

MENEZES, Estera Muszkat; SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis, SC: UFSC, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 2008.

________. O pensar complexo na Educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ª. ed. São Paulo: WAK Editora, 2014.

______. Transdisciplinaridad, creatividad y educación: fundamentos ontológicos y epistemológicos. Colaboración de Juan M. Batalloso Navas. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Tradução e notas de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

_______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. A prática (e a teoria) docente re-significando a didática. In: OLIVEIRA, Maria Rita, N. S. (Org.). Confluências e divergências entre didática e currículo. Campinas, SP: Papirus, 1998.

REZENDE, Antônio Muniz. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

SAVATER, Fernando F. O valor de educar. 1. ed. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Revista Poíesis Pedagógica – Revista do PPGEDUC, Catalão, GO: Universidade Federal de Goiás, v. 9, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Campinas, SP: Cortez, 2009.

SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SANTOS, Akiko (Org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. 1. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2013.

TORRE, Saturnino de La. Aprender de los errores. Buenos Aires: Magisterio de la Plata, 2005.

______. Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis, SC: Insular, 2009.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UFT – Universidade Federal do Tocantins. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Porto Nacional, TO: UFT, 2009.

Publicado
2020-05-22