FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA E DO PENSAMENTO COMPLEXO: REVERBERAÇÕES ACERCA DO CURRICULO DE UMA GRADUAÇÃO EM LETRAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como os cursos de formação docente têm trabalhado as especificidades do humano; a religação de saberes e a criatividade como possibilidades, para a transformação humana em formação. A problemática levantada foi: como contribuir para que as propostas de formação docente, com base na fenomenologia e na complexidade, ultrapassem a visão reducionista, limitada à área específica de atuação e ao mercado? A pesquisa, do tipo qualitativa, foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico e documental. Valeu se também da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. A investigação se justifica pelo rigor teórico e metodológico na busca da compreensão ontológica a partir de diferentes epistemologias para transcender os limites conceituais sobre a formação docente contemporânea. Acreditamos que a fenomenologia e o pensamento complexo coadunam com uma educação humana, emancipadora, integral, intencional e global, capaz das aproximações de saberes em rede de interações, para religar teoria e prática, sujeito e objeto, razão e emoção.
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