DIÁLOGOS VIRTUAIS NO ENSINO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavras-chave: Dialogia. E-learning. Gestão da aprendizagem. Enfermagem.

Resumo

Este estudo visa compreender como a dialogia se insere nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) sob a perspectiva dos aprendentes digitais, identificando potencialidades e desafios para a gestão da aprendizagem, por meio de uma revisão narrativa da literatura sendo utilizadas as seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e The Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), período de 2013 a 2018. Os descritores foram selecionados com base na lista em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) combinados com operadores booleanos AND e/ou OR e palavras-chave: educação em enfermagem; dialogia; e-learning; gestão da aprendizagem. A aprendizagem por meio das interações entre aprendentes na era digital trouxe vários avanços também no cenário da enfermagem possibilitando a construção coletiva do conhecimento, troca de saberes e experiências.

Biografia do Autor

Márcia Pessoa de Sousa Noronha, Ceulp/Ulbra

Enfermeira especialista em Saúde Pública, Coletiva e da Família, Palmas, TO, Brasil, 2012. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde, Fundação Universidade Federal do Tocantins (PPGECS/UFT), 2018. Docente na Universidade Luterana do Brasil (CEULP/ULBRA) e enfermeira no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Klécios Eufrasio Xavier, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeiro. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde, Fundação Universidade Federal do Tocantins (PPGECS/UFT).

Vinícius Istofel Oliveira, Instituto Federal do Tocantins

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Câmpus Palmas. Analista de Sistemas pela Universidade do Tocantins - Unitins em 1999; Especialista em Gestão Pública e habilitado para Docência de Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós-graduação - ITOP em 2006. Mestre em Ensino em Ciências e Saúde, Fundação Universidade Federal do Tocantins (PPGECS/UFT).

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins orientador no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado
2020-06-04