DISPUTAS NO INTERIOR DA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL: SUBSÍDIOS PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO

  • Émerson de Oliveira Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE)
Palavras-chave: Campesinato. Educação do/no Campo. Território. Questão Agrária.

Resumo

O entendimento do campo enquanto lugar do conflito e das disputas territoriais é uma questão que tem sido constantemente desconstruído pelas mídias populares, o qual acaba sendo corriqueiramente apregoado como o domínio da extensa produção do agronegócio. No entanto, neste estudo está colocada outra perspectiva de campo, um território de vida, de cultura, de gente, enfim, para além da frieza vigente nos chamados “desertos verdes”, onde as políticas públicas, apesar de bastante reduzidas, podem também serem buscada e conduzidas para possibilitar o modo de vida camponês. Nesta pesquisa se discute um breve diagnóstico do campo brasileiro, uma reflexão que está deslocada do sentido dicotômico do campo, pois é sabido que o Brasil, um país de extensões continentais, tem plena capacidade de sustentar a agricultura capitalista e camponesa, ou seja, buscou-se construir um debate envolto no viés dialético destes territórios. Por fim, é tomada como especificidade a questão da educação camponesa, frisando a importância que esta política pública apresenta para potencializar as estratégias de resistência dos movimentos camponeses, pois esta educação quando bem estruturada serve enquanto ferramenta para cristalizar a identidade desta mobilização social e auxiliar a formação das futuras gerações camponesas.

Biografia do Autor

Émerson de Oliveira, Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE)

Doutorado em Geografia pela UEL (2019). Professor do Colegiado de Pedagogia e Administração das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (UNIVALE), Ivaiporã/PR.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

BRANDÃO, C. R. Andarilhagem. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Vozes, 2008.

CALDART, Roseli Salete. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (org.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, n. 5, 2004.

______. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde (Online), v. 7, p. 35-64, 2009.

CARVALHO, H. M. O campesinato no século XXI: possibilidades e condicionantes do campesinato no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

DAMASCENO, Maria Nobre. A construção do saber social pelo camponês na sua prática produtiva e política. In: DAMASCENO, Maria Nobre & THERRIEN, Jacques (coord.). Educação e escola no campo. Campinas, Papirus, 1993.

DE OLIVEIRA, E. D. A Agricultura Camponesa na Microrregião Geográfica de Faxinal/PR: Territórios de Resistência Frente aos Avanços da Agricultura Capitalista. 351 f, Tese (Doutorado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR, 2019.

GRAZIANO DA SILVA, J. O que é questão agrária. São Paulo; Editora Brasiliense, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 9 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário para à prática educativa. 12. ed. São Paulo. Paz e Terra. 1999.

MARTINS, J. S. O poder do atraso. Ensaios de Sociologia da História Lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.

MARX, K. Miséria da Filosofia. Tradução João Paulo Netto. São Paulo: Global, 1985. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/45215994/MARX-Karl-Miseria-da-Filosofia-Glob al. Acesso em: 15 abr. 2019.

MOURA, E. A. Lugar, saberes e educação do campo: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira – Distrito de São Valentim, Santa Maria, RS. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009

OLIVEIRA, A. U. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. São Paulo: Ática, v. 01, 1986.

PAULINO, E. T. Por uma Geografia dos camponeses. São Paulo, Ed. Unesp, 2006.

______; ALMEIDA, R. A. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

SANTOS, M. O retorno do território. In: Debates Territori y movimientos sociales. Ano VI, n. 16, enero-abril, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/osal/osa l16/D16Santos.pdf. Acesso em 14 abr. 2019.

SHANIN, T. A definição de camponês: conceituações e desconceituações. O velho e o novo em uma discussão marxista. CEBRAP. São Paulo: Brasileira de Ciências, nº. 26, 1980.

______. Lições camponesas. In: PAULINO, E. T.; FABRINI; J. E. (orgs.). Campesinato e territórios em disputa. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular: UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008.

Publicado
2019-12-20