A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO IFTO – CAMPUS PALMAS COM A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBFEP).
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é uma competição recente, que tem por objetivo atrair olhares e despertar o interesse dos alunos pela área da Física. Para que os alunos tenham a oportunidade de participar de eventos deste porte, é essencial o papel dos professores quanto à divulgação para a visibilidade da olimpíada nas escolas bem como para motivar os alunos a participarem. Neste sentido foi realizada uma pesquisa de campo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas por meio de uma coleta de dados com questionários estruturados com o objetivo de verificar a participação dos alunos na OBFEP e os possíveis fatores que podem contribuir para motivar essa participação. Os resultados apontam a falta de divulgação e de conhecimento sobre o funcionamento da competição, como fatores determinantes para o pequeno número de alunos participantes na OBFEP.
Referências
COSTA, M. Tipos de amostragem. Disponível em: <http://www.manoel.pro.br/quantitativos7.pdf>, acesso em:18 de maio de 2019.
COSTA, W. F., TITO, A. L. de A., BRUMATTI, P. N. M., ALEXANDRE, M. L. de O. Uso de instrumentos de coleta de dados em pesquisa qualitativa: um estudo em produções científicas de turismo. Revista Turismo - Visão e Ação - Eletrônica, Vol. 20 - n. 1 - jan - abr. 2018.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GIACOMINI, A. e LÜDCKE, E. A divulgação do desempenho dos alunos do colégio militar de Salvador em Olimpíadas Científicas Nacionais como forma de reforçar sua imagem institucional. Conexões - Ciência e Tecnologia: periódico de divulgação científica e tecnológica gerenciado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza/CE, v.11, n.4, p.7-17, dez. 2017. Disponível em: , acesso em: 15 março de 2019.
IFTO – Instituto Federal do Tocantins. página institucional. Disponível em:<http://www.ifto.edu.br/noticias/alunos-do-ifto-se-destacam-na-classificacao-estadual-da-obfep>, acesso em: 5 de março de 2019.
MARINHO, R. F. Curso Preparatório para Olimpíadas de Física e Astronomia: Uma Proposta para o Professor. 2015. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão Instituto de Física e Química, 2015.
MAYER, F. de P. Introdução à Estatística e conceitos de amostragem. Disponível em: http://leg.ufpr.br/~fernandomayer/aulas/ce001e-2016-2/01_introducao_e_amostragem/01_Introducao_a_Estatistica_e_amostragem.pdf, acesso em 31 de julho de 2019.
OLIVEIRA, G. A. L., FERREIRA, S. N., DA CRUZ, J. de A., BENIGNO, M. B. S. O Tocantins no cenário das Olimpíadas Cientificas de Física um caminho a ser trilhado. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS, 8., 2017, Gurupi. Anais... Gurupi: JICE; IFTO, 2017.
SBF - Sociedade Brasileira de Física. página institucional. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/~obfep/ > Acesso em: 20 de março de 2019.
VIANNA, J. Olimpíadas de Física. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol02-Num2/a041.pdf>, acesso em: 16 de junho de 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).