ANÁLISE SEMIÓTICA DA COR NO FILME ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (2010)

  • Natacha Amanda Beneti Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Cristian Cipriani Doutorando em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise de imagens, tendo como foco principal a cor - enquanto elemento construtivo à linguagem do filme Alice no País das Maravilhas – 2010. O objetivo deste estudo é, portanto, mostrar o poder de significação da cor e sua influência na narrativa das películas. Para tanto, apropriamo-nos dos conhecimentos da semiótica, que servem, neste estudo, de método para investigar e compreender o sentido e os signos presentes nas imagens. Para identificar as principais cores incidentes no filme, utilizamo-nos da ferramenta Adobe Color, que seleciona as cores mais acometidas para cada imagem. Através de cada cor, seus fenômenos, sensações transmitidas, sentidos e seus diversos significados, descritos por grandes estudiosos responsáveis pelas concepções existentes, foi possível levantar conhecimentos sobre seu papel na película, apontando de fato que, o sentido das cores, estão de acordo com a narrativa do filme. Sem intenção de esgotar o assunto, pode-se concluir que a cor é um elemento fundamental para dar significado e comunicar algo que muitas vezes são desconhecidos ou passam por despercebidos ao primeiro olhar.

Biografia do Autor

Natacha Amanda Beneti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
Graduanda do curso de Design Visual da Unochapecó. E-mail: amanda_natacha@unochapeco.edu.br.
Cristian Cipriani, Doutorando em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Unochapecó. Mestrado em Educação pela Unochapecó. Doutorando em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Bolsista Capes/Proex. Correio eletrônico: cristian.cipriani@acad.pucrs.br.

Referências

AMOUNT, Jacques; MARIE Michel; Dicionário teórico e critico de cinema. São Paulo: Papirus, 2007.

CARROLL, Lewis. Alice no Pais das Maravilhas. São Paulo: Círculo do livro,1982.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo: Edgard Blucher, 2011.

GUIMARÃES, Luciano. Cor como informação. São Paulo: Annablume, 2004.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro: Christiano, 1999.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 32ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2002 e 2010.

OLIVEIRA, Sandra Ramalho. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2009.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2012.

WOODS, Paul A. O Estranho Mundo de Tim Burton –São Paulo: Leya – 2011.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos