O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULO FAMILIAR

  • Ana Paula De Souza Baganha Unitins
  • Maria José Pereira Rocha PUC-GO
Palavras-chave: Arte. Teatro. Adolescente. Vínculo.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa realizada para elaboração da dissertação de mestrado intitulada “O teatro como instrumento de fortalecimento de vinculo familiar”. Evidencia-se neste estudo os aspectos ligados a arte na Casa da Juventude (CAJU), tendo por objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade social. A CAJU visa propiciar aos jovens a possibilidade de expressarem-se de várias maneiras (arte, dança, teatro, planejamento de vida, acesso tecnológico), num contexto de direito de cidadania e fortalecimento do protagonismo juvenil. Os resultados construídos por meio das análises dos dados apontam para arte materializada pelo teatro o alcance de uma nova dimensão na vida humana, jovens reflexivos e críticos acerca de seu cotidiano. Os resultados da pesquisa e do estudo foram estruturados da seguinte forma: contextualização da arte na casa da juventude, a CAJU e sua ação social, os Jovens e os Programas Artísticos da CAJU.

Biografia do Autor

Ana Paula De Souza Baganha, Unitins

Bacharel e Mestre em Serviço Social (PUC-GO). Docente da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Maria José Pereira Rocha, PUC-GO

Licenciatura em Pedagogia (UFG-GO). Mestre em Antropologia Social (ENAH-MEXICO). Doutora em Educação (UNESP-SP). Docente da Pontífice Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Referências

BRASIL. Concepção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (MDS/SNA). Brasília, 2012.

______. Constituição (1988). Lex: Legislação federal. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos Complementar. Brasília, 1988.

______. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente (1990). Lei n. 8.242, de 12 de outubro de 1991. 3. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

______. Lei nº 8.742 de 07/12/1993. Lei Orgânica Nacional (LOAS). Regulamenta os artigos 203/204 da Constituição Federal, dispondo sobre sua organização dentro de um sistema descentralizado e participativo. Brasília, DF,1993.

______. Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

______. Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS). Secretaria Nacional de Assistência Social. Política Nacional de Assistência Social – PNAS, 2004 e Norma Operacional Básica – NOB-SUAS. Brasília-DF, 2005.

______. Norma Operacional Básica - NOB/SUAS/2005. Aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 27, de 24 de fevereiro de 2005.

______. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Criança e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília, 2006.

______. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, e publicada no Diário Oficial da União – DOU, 28 out. 2004.

______. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília, 2009.

CASA DO ESTUDANTE PADRE BURNIER. Instituto de Formação, Assessoria e Pesquisa Juvenil (CAJU). Relatórios. Goiânia: CAJU, 2014.

______. Instituto de Formação, Assessoria e Pesquisa Juvenil (CAJU). Juventude sempre viva: fortalecendo vínculos e trilhando caminhos para a cidadania. Plano de Ação, Goiânia, 2015.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2002.

COUTO, Berenice Rojas; YASBEK, Maria Carmelita; RAICHELIS, Raquel. O sistema único de assistência no Brasil: uma realidade em movimento (Org.). Ed. Cortez, 2012.

MIOTO, Regina Célia Tamaso. Perícia social: proposta de um percurso operativo. Serviço Social & Sociedade, n. 67, mar./jun./set./dez. 2001.

SCHERER, Giovane Antônio. Serviço social e arte: juventude e direitos humanos em cena. São Paulo: Cortez, 2013.

SPOSITO, Marília Pontes. O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Arguvmentvm, 2009.

TEIXEIRA, Carmem Lúcia. Projeto político pedagógico da Casa da Juventude Padre Burnier. Goiânia: CAJU, 2010.

UNESCO. Políticas públicas de juventude. Brasília: Unesco, 2004.

Publicado
2020-03-09
Seção
Artigos