O ATO DE CUIDAR E EDUCAR NA RODA DOS EXPOSTOS: OS CONTEXTOS HISTÓRICOS DE UMA EDUCAÇÃO ASSISTENCIALISTA NO BRASIL

Palavras-chave: Roda dos expostos. Enjeitados. Abandono infantil. Educação infantil.

Resumo

artigo com objetivo de delinear a assistência e educação ofertada aos infantes enjeitados por seus familiares nos séculos XIX e XX, bem como descrever, de modo sistemático, a educação na primeira infância oferecida por órgãos de caráter assistencialista às crianças em situação de abandono no Brasil. Utilizou-se como método de pesquisa a bibliográfica por se tratar de informações descritivas e históricas e que necessitavam, à luz da criticidade, de rearranjos e conexões para descrever a finalidade da educação infantil na Roda dos Expostos e da preparação dos profissionais para atuarem nestes espaços. Kuhlmann Júnior (2001) e Silva (2010) auxiliaram na estruturação da educação oferecida na Roda dos Expostos. Venâncio (1999) e Torres (2006) corroboraram com a descrição da história do abandono das crianças. Vieira e Gomide (2008) descrevem as etapas de constituição da educação infantil no percurso da história da educação. Mesgravis (1975) reproduz todas as condições de trabalho dos principais atores da Roda dos Expostos. Concluiu-se que nestes espaços a educação ofertada aos infantes seguia a mesma lógica da dualidade do ensino: uma educação voltada para a classe abastarda com um currículo mínimo e sem condições de reintegração ao meio social.

Biografia do Autor

Gisele Meireles Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia pelo UNICEMA. Tutora de cursos EaD pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Educação Infantil e Docência (GEPEID) pela Universidade Federal do Maranhão. 

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Traduzido por Dora-Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 1981

BRUGGER, Silvia Maria Jardim. Crianças Expostas: um estudo da prática do enjeitamento em São João del Rei, séculos XVIII e XIX. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 7, n. 12, p. 116-146, junho 2006. Disponível em dx.doi.org/10.1590/2237-101X012007004. Acesso em 12 jul 2019.

BURGUIÈRE, André et al. História da Família. O choque das modernidades: Ásia, África, América, Europa. v. 3 Lisboa. Terramar: 1998.

BRASIL. Lei do Ensino de Primeiras Letras. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1827, Página 71 Vol. 1 pt. I (Publicação Original). Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html. Acesso em 04 dez 2018.

CORRÊA, Mariza. Repensando a família patriarcal brasileira. Cadernos de pesquisa, n. 37, p. 5-16, 2013. Disponível em www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/475.pdf. Acesso em 08 jul 2019.

DIAS, Elizangela Nivardo. O sinal é este mesmo bilhete: uma tipologia documental para os escritos da roda dos expostos. 2018. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.8.2019.tde-14022019-104427. Acesso em 06 jul 2019.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2003.

KUHLMANN Júnior, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Editora Mediação, 2011.

____. ROCHA, José Fernando Teles da.Educação no asilo dos expostos da Santa Casa em São Paulo:1896-1950. Caderno de Pesquisa. Periódico Scielo. Volume 26 – número .129. São Paulo Set./Dec. 2006. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000300005. Acesso em 04 nov 2018.

____. O jardim de infância e a educação das crianças pobres: final do século XIX, início do século XX. In MONARCHA, Carlos (org). Educação da infância brasileira: 1875 – 1983. Campinas, SP: Autores Associados,2001. p. 3-30.

LONDOÑO, Fernando Torres. A outra família: concubinato, Igreja e escândalo na colônia. Edições Loyola, 1999.

MARCÍLIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandona no Brasil. In FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. 5. Edição. São Paulo: Cortez, 2003. p. 51-76.

MESGRAVIS, Laima. A assistência à infância desamparada e a Santa Casa de São Paulo: a roda dos expostos no século XIX. Revista de História, v. 52, n. 103, p. 401-423, 1975.Disponível em http://www.revistas.usp.br/revhistoria/issue/view/9784. Acesso em 04 de nov 2018.

NASCIMENTO, Alcileide Cabral do. A sorte dos enjeitados O combate ao infanticídio e a institucionalização da assistência às crianças abandonadas no Recife (1789-1832). 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Disponível em https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/703. Acesso em 08 dez 2018.

OLIVEIRA, Fabiana Luci de. Sociologia da Infância no Brasil: quais crianças e infâncias têm sido retratadas? Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 8, n. 2, p. 441-468, 2018. Dispo-nível em http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/2316-1329.067. Acesso em 06 jul 2019.

PAULA, Thiago do Nascimento Torres de. Teias de caridade e o lugar social dos ex-postos da Freguesia de Nª Srª da Apresentação: capitania do Rio Grande do Norte, século XVIII. 2009. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16936. Acesso em 08 jul 2019.

PORTO, Rosane de Albuquerque. Roda dos expostos: deslocamentos do livro ao jornal. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130857. Acesso em 10 jul 2019.

ROCHA, José Fernando Teles. Do asilo dos expostos ao berçário: assistência e proteção à criança abandonada na cidade de São Paulo (1896-1936). 2010. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251322. Acesso em 08 dez 2018.

SILVA, Maria Beatriz de Oliveira e. A irmandade da misericórdia de São Paulo e a assistência aos expostos: recolher, salvar e educar (1896 a 1944). 2010. Disserta-ção (mestrado) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Disponível em https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/10797. Acesso em 04 dez 2018.

TORRES, Luiz Henrique. “A casa da roda dos expostos na cidade do Rio Grande”. BIBLIOS – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (periódico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Volume 20: 2007 – páginas 103-116. Disponível em https://periodicos.furg.br/biblos/article/viewArticle/724. Acesso em 4 nov 2018.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Famílias abandonadas: assistência à criança de camadas populares no Rio de Janeiro e em Salvador – Séculos XVIII e XIX. Campinas. Papirus: 1999.

VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski. GOMIDE, Angela Galizzi Vieira. “História da formação de professores no brasil: o primado das influências externas”. Co-municação do trabalho apresentado VIII Congresso Nacional da Educação – EDU-CERE.2008, Curitiba.Anais online do VIII Congresso Nacional da Educação – EDUCERE. Disponível em http://educere.pucpr.br/p1/anais.html?q=historia+da+forma%C3%A7%C3%A3o+de+professores+no+brasil. Acesso em 02 dez 2018.

SECO, Ana Paula. AMARAL, Tania Conceição Iglesias do. Marquês de Pombal e a reforma educacional brasileira. História da Educação Brasileira: Colônia Período Pombalino (1750 a 1822) – Faculdade de Educação UNICAMP. Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_pombalino_intro.html. Aces-so em 02 dez 2018.

SILVA, Maria Beatriz de Oliveira e. A irmandade da misericórdia de São Paulo e a assistência aos expostos: recolher, salvar e educar (1896 a 1944). 2010. Dissertação (mestrado) –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. Disponível em https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/10797. Acesso em 04 dez 2018.

VAROTTO-MACHADO, Michele. A Educação das Crianças Menores de 06 anos sobre a perspectiva de Heloísa Marinho, Nazira Féres Abi-Sáber, Celina Airlie Nina e Odilon de Andrade Filho: Uma análise de suas Ideias Pedagógicas (1934-1971). 304 f. 2015. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7066/TeseMVM.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 01 abr 2019.

ZOTTI, Solange Aparecida. Organização do ensino primário no Brasil: uma leitura da história do currículo oficial. Navegando pela história da educação brasileira. VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, Campinas, 2006. Gráfica Faculdade de Educação – UNICAMP.

Disponível em http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/seminario_cad_res.pdf. Acesso em 04 dez 2018.

Publicado
2021-04-14