O JARDIM DE INFÂNCIA EM ALAGOAS NOS ANOS DE 1930: UMA ANÁLISE DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOB A PERSPECTIVA DA ABORDAGEM INTEGRADA DE CUIDADO E EDUCAÇÃO

Palavras-chave: História da Educação Infantil. Visão Integral de Cuidado e Educação. Normas Educacionais Alagoanas.

Resumo

Este artigo traz em sua discussão reflexões resultantes da análise de dois documentos históricos referentes à normatização dos “Jardins Infantis” no estado de Alagoas nos anos de 1930. Os parâmetros metodológicos e científicos que embasaram este estudo estão vinculados aos princípios da pesquisa qualitativa, sob o viés da revisão de literatura dialógica e análise de documentos históricos. O objetivo geral é identificar a percepção sobre o cuidado e atendimento à criança nas instituições alagoanas no período em foco. As fontes históricas que serviram de caminho para o passado revelam uma herança de práticas tradicionais de ensino e uma concepção de educação infantil como fase de preparação para escolarização inicial. Entre as fontes que compôs o corpus desta pesquisa, estão: o Decreto n.º 2.298, de 18 de novembro de 1937 – que cria o Instituto de Educação – e o Programa para o Ensino Primário e Jardim Infantil do Estado, ambos publicados em 1937 e divulgados pela revista Almanaque do Ensino, a qual circulava na cidade de Maceió-Al nos primeiros decênios do século XX. A intenção não é somente buscar as origens da história das instituições infantis em Alagoas, mas promover a compreensão das rupturas e continuidades de práticas integradoras de cuidado e educação na primeira etapa da educação básica tomando os devidos cuidados para não cometer anacronismos.

Biografia do Autor

Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Graduada em Pedagogia na mesma instituição. Especialista em Psicopedagogia formada no Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas (Ibesa). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e desenvolve pesquisa com o Grupo de Pesquisa Juventudes, Cultura e Formação vinculado ao CNPq/Ufal.

Aline da Silva Ferreira Aderne , Universidade Federal de Alagoas

Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Graduada em Pedagogia, Especialista em Docência na Educação Infantil e em Gestão Pública Municipal na mesma instituição. Atualmente é professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/Cedu/Ufal).

Referências

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Publicado
2021-04-29