PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE DIÁRIOS DE CAMPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

  • Edna Martins Unifesp
  • Maria de Fátima Carvalho Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: Educação Infantil. Teoria Sócio-Histórico-Cultural. Formação docente. Estágio.

Resumo

Este trabalho apresenta pesquisa que analisa a produção de graduandos de pedagogia durante estágio em Programa de Residência Pedagógica em Educação Infantil. Fundamentado na perspectiva histórico-cultural analisa registros de diários de campo destacando o olhar dos residentes sobre as especificidades cotidianas da escola pública de educação infantil em práticas educativas quanto às rotinas e a organização escolar, as formas de atividades do brincar, as ações disciplinadoras das crianças, a relação família-escola e a relação cuidar-educar. A metodologia qualitativa consta de análise de registros de 31 residentes de escola da grande São Paulo, e de 3 preceptores que acompanham os estudantes no estágio. A análise discute o caráter mediador dos registros nos processos de formação na relação com as práticas educativas. Os resultados assinalam o papel do “diário de campo on-line” como ferramenta mobilizadora de processos reflexivos de ensino e aprendizagem no campo da formação de professores para a Educação infantil.

Biografia do Autor

Edna Martins, Unifesp

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, onde atua no Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos Educativos e Perspectiva Histórico-Cultural (GEPPEDH) que desenvolve estudos e pesquisas acerca dos processos educativos, formais e não formais no campo da infância, adolescência e família em suas múltiplas determinações a partir dos referenciais teórico metodológicos da perspectiva Histórico Cultural. Desenvolve pesquisas no campo da Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação infantil, Práticas educativas, Família, Inclusão escolar e Relações étnico-raciais. É Editora  da Revista Olhares do Departamento de Educação da Unifesp.

Maria de Fátima Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Docente da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, onde atua no Departamento de Educação, Curso de Pedagogia e Programa de Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. É pesquisadora colaboradora da Plataforma de Saberes inclusivos (PPGES - UNIFESP), do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação - UNICAMP), do Grupo de Estudos Processos de Aprender e Ensinar na Educação Infantil (Faculdade Educação - UFRN). Tem experiência na área de educação e psicologia, com ênfase em psicologia histórico-cultural, atuando nos seguintes temas: desenvolvimento humano, pensamento e linguagem, apropriação de práticas culturais, educação infantil e ensino fundamental, formação de professores, educação especial, educação inclusiva.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 16ª. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, V. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 277-326.

BRASIL (2009). MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução nº 5, de 17 de Dezembro.

BITENCOURT, Laís Caroline Andrade; E SILVA, Isabel de Oliveira. O cuidado e educação das (os) bebês em contexto coletivo: a construção da experiência da auxiliar de apoio à educação infantil na interação com bebês e professoras. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 36, p. 379-396, dez. 2017.

CÂNDIDO, Renata Marcílio; MARTINS, Edna. Reunir, festejar e comunicar: as relações família-escola no Programa de Residência Pedagógica. Educação, v. 42, n. 1, 2019.

CAVALLEIRO, Eliane. Do Silencio do Lar ao Silencio Escolar: Racismo, Preconceito e discriminação na Educação Infantil. São Paulo, Contexto, 2003.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis:Vozes, 1996.

GATTI, Bernadete, Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, 1(2), 2016.

GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosario Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.

GOMES, Marineide de Oliveira. Formação de Professores na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2009.

LÜDKE, Menga. O lugar do estágio na formação de professores. Educação em Perspectiva, v. 4, n. 1, 2013.

MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005, p. 151-166.

MARTINS, Edna; CARVALHO, Maria de Fátima; CÂNDIDO, Renata Marcilio. Residência pedagógica em Educação Infantil: uma experiência em formação de professores. Educação (UFSM), v. 44, p. 30-1-22, 2019.

MARTINS, Thaís Regina Miranda; SLAVEZ, Milka Helena Carrilho. Um estudo sobre programas de iniciação à prática profissional de professores no Brasil: o PIBID e o estágio de Residência. Ensino & Pesquisa, 2016.

MÜLLER, Fernanda. Experiências com blog na pesquisa e na formação inicial de professoras de educação infantil. ETD-Educação Temática Digital, v. 14, n. 1, p. 43-61, 2012.

MARTINS, Edna. (2012). Família e escola no contexto de um programa de residência pedagógica: um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. Educação, Sociedade & Culturas, 37, 89-107.

MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Cenas do cotidiano na educação infantil: desafios da integração entre cuidado e educação. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 1, p. 162-176, 2017.

MORETTI, Vanessa, Dias; MARTINS, Edna. Atividade de ensino, mediação e aprendizagem da docência na residência pedagógica: uma análise a partir da teoria histórico-cultural. Revista Contrapontos, 15(3), 394-411, 2015

MORETTI, Vanessa, Dias. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Revista Educação. Porto Alegre, 34 (3) 385-390, 2011.

OLIVEIRA, Rosmari Pereira; VIVIANI, Luciana Maria. Entre a fralda e a lousa: A questão das identidades docentes em berçários. Revista Portuguesa de Educação, v. 32, n. 1, p. 73-90, 2019.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia, KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica, Appezzato. Pedagogia (s) da Infância: dialogando com o passado construindo o futuro. Artmed Editora, 2007.

RESENDE, Tânia de Freitas e SILVA, Gisele Ferreira. A relação família-escola na legislação educacional brasileira (1988-2014). Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 90, p. 30-58, jan./mar. 2016

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; LAPLANE, Adriana Lia Friszman; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; BRAGA, Elizabeth dos Santos. As relações de ensino na escola. Coletânea Temas em Debate. Rio de Janeiro : SME – PCRJ, 2007.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013.

TARDIF, Maurice. Lessard, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. (1966/2000). O papel do brinquedo no desenvolvimento. Em L. S. VIGOTSKI. A formação social da mente. (6.ed., pp.121-138) (J. Cipolla Neto; L. S. M. Barreto & S. C. Afeche trad.). São Paulo: Martins Fontes, 1966/2000

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1991

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Manuscrito de 1929. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, Julho, 2000.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed, 2003. (Original publicado em 1926)

VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática. (Publicado originalmente em 1930), 2009

Publicado
2019-11-11