ENTRE CARTAS E DIÁRIOS: A ATUAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DA COMPANHIA DE JESUS NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE DO SÉCULO XX
Resumo
Os jesuítas foram designados para a evangelização dos povos indígenas que ocupavam o território brasileiro. A catequese executada por eles percorreu todo o Brasil, e em grande escala na Amazônia mato-grossense. No que tange à atuação no noroeste do estado, destaca-se o padre João Dornstauder, um jesuíta austríaco que foi considerado um marco na evangelização e na dita pacificação dos povos indígenas. O acervo de cartas e diários deixados por Dornstauder e por outros jesuítas consistem nas fontes que compõem o material de análise do presente trabalho. Esses escritos revelam detalhes de como ocorreu todo o processo mediante a frente de expansão do território mato-grossense. A análise dos documentos foi embasada por reflexões do âmbito da história, da literária e do discurso, ajudando assim a revelar e a entender um acervo documental ainda não explorado. A partir dessa análise, foi possível identificar que o Padre João Dornstauder evangelizou em nome do cristianismo e popularizou-se entre as aldeias do noroeste. Porém, os passos da pacificação evangelizadora impuseram, à etnia indígena, áreas delimitadas e a perda da sua identidade cultural.
Referências
FOCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7º ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 5º ed. São Paulo: Edições Loyola, 1970.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: a degradação do Ouro nos confins do humano. 2º ed., 2º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2009.
MIA- DORNSTAUDER, João. Conjunto de fascículos sem pastas. 18.1 – BR. CBFJ - Documentos coletados no Centro Burnier Fé e Justiça, com sede, Cuiabá.
MIA- IASI JUNIOR, Antônio. Pasta 103 – fascículo 2. 37.1 – BR. CBFJ - Documentos coletados no Centro Burnier Fé e Justiça, com sede, Cuiabá.
MIA- MOURA E SILVA, José. Jesuítas em MS, RO e MT. 62.1 – BR. CBFJ - Documentos coletados no Centro Burnier Fé e Justiça, com sede, Cuiabá.
NICOLA, José. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Scipione: 2003.
PACINI, Aloir, S.J. Um artificie da Paz entre seringueiros e índios. São Leopoldo: ed. Unisinos, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).