CIÊNCIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO: O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EM DIAMANTINA

  • Leila Dias Pereira do Amaral

Resumo

Este artigo discute a relação entre a universidade e a comunidade, tendo como eixo condutor o conceito de cidadania cultural e sua articulação com a educação patrimonial. A discussão é parte da pesquisa doutoral realizada em 2012, intitulada: “O Anjo da Meia Noite e as Vesperatas em Diamantina: tensões na produção de uma manifestação cultural”, na qual buscou-se compreender as relações entre os campos econômico, cultural, político e do patrimônio que envolvem a produção das Vesperatas. Durante o trabalho de campo, evidenciou-se, a partir da observação do distanciamento das populações dos bairros mais afastados em relação ao centro histórico, a necessidade da formação para a educação patrimonial e o exercício da cidadania cultural, sobretudo com a criação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Iniciou-se então, um trabalho de pesquisa das ações, projetos e programas dessa universidade, como importante centro de pesquisa da região dos vales, que buscassem atender essa demanda de formação da comunidade para o acesso aos bens culturais e para a conscientização crítica das fraturas e distâncias culturais, bem como para fomentar as discussões sobre como melhor distribuir os recursos que garantam a efetiva diminuição dessas distâncias.

Biografia do Autor

Leila Dias Pereira do Amaral

Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás-UFG e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB. Como pesquisadora, desenvolve estudos na área de Sociologia da Cultura, mais especificamente, análise sociológica a partir de obras literárias - mestrado - e a relação entre cultura e consumo dos bens culturais de natureza intangível do patrimônio cultural - doutorado. Desenvolveu trabalhos em diversas universidades, tanto na área de ensino presencial e ensino à distância, quanto em áreas administrativas, atuando como diretora de extensão, membro de comissão de avaliação e membro de comitê científico (Unitins). Atualmente desenvolve pesquisa pós doutoral em colaboração com a Universidade da Beira Interior - UBI - Covilhã - Portugal, com ênfase em estudos das políticas para preservação do patrimônio cultural brasileiro e português, sob a supervisão dos professores Drº. José Carlos G. Venâncio e Drº. Donizete Rodrigues.

Referências

Chauí, M. (1992). Política cultural, cultura política e patrimônio histórico. In: Revista do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo, p. 37-46.

Chauí, M. (1995). Cultura política e política cultural. In: Estudos Avançados, ano 9, nº 23. Acedido em outubro 18, 2013 : http://www.scielo.br/pdf/ea/v9n23/v9n23a06.pdf

Chauí, M. (2006). Cidadania cultural. São Paulo: Ed. Perseu Abramo, 2006.

Chauí, M. (2008) Cultura e democracia. In: Crítica y emancipación : Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Ano 1, nº 1. Buenos Aires: CLACSO, p. 53-76. Acedido em setembro 9, 2013: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf

Choay, F. (2006) A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 3 ed. São Paulo: Ed. da UNESP.

Costa, E. B. (2011). Totalidade urbana e totalidade-mundo: as cidades coloniais barrocas face à patrimonialização global. Tese de Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Área de Concentração: Geografia Humana – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 427 p.

Fernandes, A. C. e Conceição, W. (2005) Caminhos do desenvolvimento: síntese histórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – 1953 a 2005. Diamantina: UFVJM.

Honnem, I. Avaliação de sítio geológico e paleontológico: para candidatura a patrimônio natural. Acedido em fevereiro 6, 2013 www.iphan.gov.br .

Nora, P. (1993). Entre a memória e a história: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História, nº 10. São Paulo: Ed. da PUC SP – Educ, p. 7-28.

Ribeiro, R. W. (2007). Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN.

Silveira, G. T. e Gastal, S. (2010). Turismo em cidades históricas: emprego e renda em Tiradentes/MG. In: RIBEIRO, Marcelo (org). Olhares sobre o patrimônio cultural: reflexões e realidades. Rio Grande do Sul: Asterisco, p. 58-75.

Vaz, D. (2010). Patrimônio urbano serrano: urbanismo tradicional e cultura operária na Covilhã (Portugal). Revista Ciudades, nº 13, p. 201-218.

Publicado
2016-09-29