A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: REFLEXÕES CONCEITUAIS ENTRE BRASIL E ITÁLIA

  • Cinthia Magda Fernandes Ariosi FCT/Unesp/Presidente Prudente. GEPPI - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância. Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp.
Palavras-chave: Campos de experiência. BNCC-EI. Currículo. Educação Infantil. Reggio Emília.

Resumo

A expressão campos de experiência surge na Base Nacional Comum Curricular como uma proposta de organização curricular para educação infantil. Esse artigo tem como objetivo: discutir o texto da BNCC para educação infantil, explicitando o conceito de campos de experiência, sua origem, base legal no Brasil e na Itália. As questões norteadoras foram: qual origem da expressão campos de experiência? Qual a fundamentação teórica desta expressão para a BNCC? Qual a vinculo deste conceito como possibilidade de diálogo entre brasileiros e italianos? A pesquisa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental. O referencial teórico são os escritos da abordagem de educação infantil italiana, as legislação dos dois países e textos de referência de pesquisadores brasileiros. A BNCC é muito semelhante as indicações curriculares italianas, mas é possível construir uma proposta curricular com autoria e identidade.

Biografia do Autor

Cinthia Magda Fernandes Ariosi, FCT/Unesp/Presidente Prudente. GEPPI - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Primeira Infância. Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp.

É doutora em Educação na linha de "Gestão de unidades escolares e políticas educacionais", do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp/Marília com Bolsa Sanduíche financiada pela CAPES - Estágio intercalar de doutoramento na Itália junto ao Conselho Nacional de Pesquisa, Instituto de Ciência e Tecnologia da Cognição, sob a orientação da Drª Tullia Musatti. É Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no mesmo programa do doutorado (2004). Fez especialização em Alfabetização: ensino e pesquisa na Unesp-Bauru (1999). Concluiu o curso de especialização no ensino de artes (2012). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração (1997) e o curso de magistério pelo CEFAM-Bauru (1992). Foi professora da Prefeitura Municipal de Bauru na divisão de Educação Infantil. Trabalha como docente no Ensino Superior desde 2005, em diversas instituições da região de Bauru/SP. Ministrou aulas no CEFAM-Bauru. Atuou como docente e coordenadora em instituições públicas e privadas, de educação formal e não formal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e políticas educacionais para a infância. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp, em Presidente Prudente. Ministra as disciplinas de metodologia da educação infantil e estágio na educação infantil e ensino fundamental. Coordena projetos de extensão e pesquisa, principalmente nos seguintes temas: educação infantil, fundamentos da educação, políticas educacionais e gestão das unidades de educação infantil, desenvolvimento infantil, atividades para creche e pre-escola e abordagens metodológicas para educação infantil. É fundadora e líder do Grupo de estudo e pesquisa sobre a primeira infância - GEPPI.

Referências

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. Campos de Experiência: uma possibilidade para interrogar o currículo. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C.; FARIA, A. L. G. de. (Orgs.) Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.

BONDIA, J. L.. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, abr. 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 fev 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. (Volume 1)

BRASIL. Resolução CEB nº 1, de 7 de abril de 1999. Câmara de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0199.pdf >. Acesso em: 20 jul 2009.

BRASIL. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional da Educação. CNE/MEC: 2009. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 20 fev 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. – Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2018.

FOCHI, P. Vamos falar sobre a BNCC? O que são campos de experiência? Lunetas, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://lunetas.com.br/vamos-falar-sobre-a-bncc-o-que-sao-campos-de-experiencia/>. Acesso em: 10 maio 2019.

FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação a Sociedade [online]. v. 33, n.119. Campinas, SP: Unicamp, 2012.

GANDINI, L.; GOLDHABER, J.. Duas reflexões sobre a documentação. In: GANDINI, L. EDWARDS, C. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

ITÁLIA. Indicazioni per il currículo per la Scuola dell’infanzia e per il primo ciclo d’infanzia. Ministero dell’instruzione, dell’ università e dell’ricerca. Settembre, 2007.

ITÁLIA. Indicazioni per il currículo per la Scuola dell’infanzia e per il primo ciclo d’infanzia. Ministero dell’instruzione, dell’ università e dell’ricerca. Aprile, 2012.

LINO, D.. O modelo curricular para a Educação de Infância de Reggio Emília: Uma apresentação. In: FORMOSINHO, J. O. (Org.) Modelos Curriculares para a Educação Infantil. 2.ed. Porto, Pt: Porto Editora, 1998.

MONTESSORI, M. Mentes Absorvente. Rio de Janeiro: Portugália, 1965.

MONTESSORI, M. La mente del bambino. 12. Ed. Milano, Itália: Garzanti Elefanti, 2016.

MOVIMENTO PELA BASE NACIONAL COMUM. Leitura crítica BNC: Balanço preliminar – dezembro/2015. Brasília: MPBNC, 2015. Disponível em: < http://movimentopelabase.org.br/wp-content/uploads/2015/12/BNC_leitura_critica_Movimento_dez_15MEC_VF.pdf>. Acesso em: 20 fev 2017.

RINALDI, C.. O Currículo Emergente e o Construtivismo Social. In: EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G.; As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da Primeira Infância. Porto Alegre/RS: ArtMed, 1999.

SANTIAGO, F.; FARIA, A. L. G. de. Currículo é responsabilidade: discussão contemporânea na Itália. Revista do PPGE – Debates em Educação. v. 8, n. 16. Maceió, AL: UFAL, 2016. Disponível em: < http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2408/2187>. Acesso em: 20 fev 2017.

UNIONE EUROPEA. Raccomandazione del parlamento europeo e del consiglio: relativa a competenze chiave per l'apprendimento permanente. (2006/962/CE). Dicembre, 2006.

ZUCCOLI, F. As indicações nacionais italianas: campos de experiência e artes. In: FINCO, D.; BARBOSA, M. C.; FARIA, A. L. G. de. (Orgs.) Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2015.

Publicado
2019-11-11