CONTRIBUIÇÕES DAS SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE O CASO DO FÓRUM DE DISCUSSÃO UNIVERSITÁRIO

  • Alexandre Freitas da Silva Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Simulações. Ensino. Relações internacionais.

Resumo

Para entender a aplicação das Simulações e sua relevância no ensino o trabalho analisa o caso do Fórum de Discussão Universitário, da FFC-UNESP. O objetivo é fornecer uma visão pedagógica sobre um modelo muito aplicado nos cursos de relações internacionais, destacar habilidades desenvolvidas pelo método e seu papel na formação profissional em relações internacionais. Para isso, a pesquisa utiliza da análise de referências teóricas, dados sobre os cursos de Relações Internacionais no Brasil e, principalmente, de respostas de um questionário aplicado a estudantes que participaram do Fórum de Discussão Universitário. O resultado demonstra a validade das Simulações como método de ensino e para a carreira de analista de relações internacionais. A conclusão é da importância da reflexão sobre o ensino da área do Brasil para o seu desenvolvimento como esfera do conhecimento e profissional.

Biografia do Autor

Alexandre Freitas da Silva, Universidade Estadual Paulista

Graduado em relações internacionais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, mestrando no programa de pós-graduação em ciências sociais, pela linha 4 – Relações Internacionais e Desenvolvimento pela mesma universidade.

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Publicado
2019-07-18