SUJEITOS TRANSFRONTEIRIÇOS: CONFLITOS IDENTITÁRIOS ENTRE O EU E O OUTRO E ENTRE O EU E O EU-MESMO

  • Thiago Benitez de Melo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Identidades. Representações. Transfronteiras. Multipertencimento.

Resumo

O objetivo deste artigo é provocar uma reflexão e analisar as vivências transfronteiriças de sujeitos que vivem em contexto de “entre-lugares/não-lugares”, focalizando a Tríplice Fronteira do Iguaçu – Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). É inegável que as fronteiras, como limites físicos, estão cada vez mais fragmentadas e solúveis, revelando o caráter fluido e poroso dos territórios que um dia já foram vistos como fixos, estabelecidos e invioláveis. Os sujeitos que compõem (e são compostos por) esse palco de manifestações culturais oscilam entre a escolha (aceitação) de certas identidades em detrimento (rejeição) de outras. Torna-se importante, então, discutir e entender como se constroem as múltiplas representações identitárias desses sujeitos. Para a realização do objetivo proposto, almejamos, por meio de uma pesquisa inter/trans/indisciplinar, realizar conversas escolares com alunos que vivem no Paraguai e estudam no Brasil. A pesquisa em questão é de cunho etnográfica qualitativa, a qual entender as subjetividades na busca da compreensão dos fenômenos sociais. Amparamo-nos nas perspectivas teóricas da Linguística Aplicada Crítica, dos Estudos Antropológicos/Culturais e da Sociologia.

Biografia do Autor

Thiago Benitez de Melo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Linguagem, Cultura e Identidade pelo Programa de Pós-Graduação; Sociedade, Cultura e Fronteiras; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Licenciado em Letras Português/Espanhol com Mestrado em Linguagem na área de Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino; pela Unioeste. Bolsista da CAPES durante o Mestrado e bolsista do PIBIC/CNPq durante a graduação. Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR). Especialização em Cultura e Literatura pela Faculdade de Educação São Luís. Possui pesquisas realizadas nas áreas de análises sociolinguísticas e culturais no ambiente escolar de fronteira. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Sociolinguística, Teorias Culturais, Etnografia, Análise Crítica do Discurso, Diversidade e Práticas Linguísticas, Plurilinguismo, Trans/Multiculturalidade e Fronteira, Estudos Pós-modernos e Pós-coloniais.

Referências

ALBUQUERQUE, J. L. C. Fronteiras em movimento e Identidades Nacionais: a imigração brasileira no Paraguai. 265 páginas. Ano: 2005. Tese do Doutorado – Fortaleza/UFC.

AUGÉ, M. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

ALTENHOFEN, C. V. “Bases para uma política linguística das línguas minoritárias no Brasil”. In: NICOLAIDES et al. Política e Políticas Linguísticas. Campinas: Pontes, 2013.

BAKHTIN, M; VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

BARTH, F. “Grupos étnicos e suas fronteiras”. In: POUTIGNAT, P.; STREIFF-FENART, J. (orgs.). Teorias da Etnicidade. Trad. Elcio Fernandes. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

BERGER, P.; LUKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1985.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and Superdiversity. GA: University of Georgia Press, 2011.

BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.

CRYSTAL, D. A Revolução da Linguagem. Trad. Ricardo Quintana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CUCHE, D. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 2002.

EAGLETON, T. A ideia de Cultura. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2000.

FABRÍCIO, B. F. “Linguística Aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso”. In: MOITA-LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

FERREIRA, A. de J. “Identidades sociais de raça/etnia na sala de aula de língua inglesa”. In: FERREIRA, A. de J. (org.). Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores. Campinas: Pontes Editores, 2011.

FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HAESBAERT, R. Latifúndio e Identidade Regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

HAESBAERT, R. Viver no Limite. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

HALL, S. A Identidade cultural na Pós-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, S. “Quem precisa de identidade?”. In: SILVA, T. T. da. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, S. (org.). Cultural representations and signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997.

MACHADO, R. P. “A garantia soy yo”: Etnografia das práticas comerciais entre camelôs e sacoleiros nas cidades de Porto Alegre (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai). 180 páginas. Ano: 2004. Dissertação de Mestrado – Porto Alegre/UFRGS.

MAHER, T. M. “Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural”. In: CAVALCANTI, M. C.; BORTONI-RICARDO, S. M. (orgs.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

MATTELART, A. Diversidade cultural e Mundialização. São Paulo: Parábola, 2005.

MELO, T. B. As identidades que nos habitam: representações, culturas e língua(gens) no contexto escolar transfronteiriço. 120 páginas. Ano: 2014. Dissertação de Metrado – Foz do Iguaçu/UNIOESTE.

MOITA LOPES, L. P. da. Identidades Fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MOITA LOPES, L. P. da. “Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença”. In: SIGNORINI, I. (org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

MONDARDO, M. L. Territórios Migrantes: transterritorializações e identidades em Francisco Beltrão – PR. Dourados: Editora da UFGD, 2012.

MOREIRA, A. F. B.; CUNHA, R. C. O. da. “Identidades em construção: o processo de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro”. In: MOITA LOPES, L. P. da.; BASTOS, L. C. (orgs.). Estudos de Identidade: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

NETO, M; G. “Representações sobre os indígenas: algumas implicações para a pesquisa de inspiração etnográfica”. In. FRITZEN, M. P.; LUCENA, M. I. P. (orgs.). O olhar da etnografia em contextos educacionais: interpretando práticas de linguagem. Blumenau, SC: Edifurb, 2012.

PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. da. “Quando a voz é o silêncio: questões de língua e aprendizagem em contextos sociolinguisticamente complexos”. In: CAVALCANTI, M. C.; BORTONI-RICARDO, S. M. (orgs.). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

RAJAGOPALAN, K. “O conceito de identidade em Linguística: é chegada a hora para uma reconsideração radical?”. In: SIGNORINI, I. (org.). Língua(gem) e Identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

SAID, E. W. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SARUP, M. Identity, Culture and the Postmodern World. Athens, GA: University of Georgia Press, 1996.

SIGNORINI, I. “A questão da língua legítima na sociedade democrática: um desafio para a Linguística Aplicada Contemporânea”. In: MOITA LOPES, L. P. da. (org.). Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

SILVA, I.; PIRES-SANTOS, M.E.; JUNG, N. M. “Multilinguismo e política linguística: análise de uma paisagem linguística transfronteiriça”. Domínios da Linguagem. São Paulo, v. 10, n.4, p. 1257-1277, out. 2016.

SILVA, T. T. da. “A produção social da identidade e da diferença”. In: SILVA, T. T. da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Publicado
2019-10-28