ACESSIBILIDADE CULTURAL: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Palavras-chave: Acessibilidade. Ambiente cultural de aprendizagem. Museu.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de investigar a acessibilidade cultural, a partir do diálogo entre o ideal e o vivido nas entidades museais universitárias, visando contribuir para a produção de novos estudos e para a revisão dos espaços em questão.  O artigo encontra-se organizado em seções. Elegeu metodologicamente de relatos de experiência de cada pesquisador envolvido na pesquisa. A prática da investigação envolveu as seguintes situações: a observação dos lócus da pesquisa e o contato com os profissionais responsáveis pelos museus. A análise mostrou que as condições de acessibilidade nos museus investigados necessitam de um aprimoramento significativo, embora as instituições que os abrigam tenham ciência de que autonomia e segurança para utilizar espaços públicos são direitos universais de todo cidadão e devem ser possibilitados desde a sua concepção.

Biografia do Autor

Gerda de Souza Holanda, Universidade Federal do Ceará

Doutorado (em andamento) pela Universidade de Coimbra Atualmente é professor - Secretaria da Educação Básica do Ceará e Diretora do Memorial da Universidade Federal do Ceará.

Francisco Nilton Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFGRS.

Bruna de Pietro Zorzi, Rede Municipal de Educação de Santa Maria

Especialização em Alfabetização e Letramento pelo Centro Universitário Internacional(2016).

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Publicado
2020-03-09
Seção
Relatos de Experiência