DERROCAMENTO DO PEDRAL DO LOURENÇÃO: A MERCANTILIZAÇÃO DA NOTÍCIA E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO RIO TOCANTINS

  • Francisco Chagas V. dos S. Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Alexandre Silva Santos Filho UNIFESSPA
Palavras-chave: Capitalismo. Notícias de jornais. Mercantilização da Notícia. Teoria Crítica.

Resumo

Aborda-se o tema da mercantilização da notícia, com foco no rio Tocantins sob interesse capitalista no sudeste do Pará. Objetiva-se analisar conteúdos veiculados nos jornais impressos “Opinião” e “Correio do Tocantins”, na cidade de Marabá (PA), sobre o empreendimento denominado derrocamento do “Pedral do Lourenção”, resultante da dragagem de um conjunto de rochas em um trecho de 43 quilômetros do Rio Tocantins no município de Itupiranga (PA). A análise tem base na Teoria Crítica, envolvendo categorias da alienação, fetiche, reificação e crítica à premissa da Indústria Cultural. Destacam-se os teóricos Adorno, Horkheimer, Matos, Barbero, Pereira Jr., Costa, Lukács e Marx. Aponta-se o papel da informação jornalística revestida em mercadoria, ao entregar aos leitores as notícias fabricadas sobre o derrocamento do pedral como instrumento utilizável pelo capital; pauta-se um estilo de vida vinculada às relações comerciais em detrimento de outros formatos de relação, como a afetiva e a social.

Biografia do Autor

Francisco Chagas V. dos S. Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestre em Pesquisa Interdisciplinar, Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2005). Atua como jornalista do grupo CORREIO e tutor externo de Pedagogia da Faculdade Uniasselvi. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Jornalismo.

Alexandre Silva Santos Filho, UNIFESSPA

Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (1989), Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutorado em Educação na Universidade Federal de Goiás (2009) com estágio na Universidade de Aveiro em Portugal. Realizou Pós-Doutorado em Artes Visuais pela UFPA (2014). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Desenvolve atividades Acadêmicas no Curso de Licenciatura em Artes Visuais, bem como é professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em Dinâmicas Territoriais e Sociedade Amazônica -PDTSA e Mestrado em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes - ILLA/UNIFESSPA. É diretor geral do ILLA período de 2016-2020. Coordena o PROCAD-AMAZÔNIA (2018-2023) de LETRAS, com projeto LINGUAGENS, FORMAÇÃO DOCENTE E (CON)FIGURAÇÕES NAS AMAZÔNIAS, em parceira com as IES Associadas (UFRGS e UFT/Campus Araguaína). É sócio fundador da Rede Arte na Escola e da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina. Desenvolve pesquisa sobre processo educativo estético de criança, comunicação infantil e media literacia na periferia urbana de Marabá, cultura infantil e arte/educação na escola e pesquisa visual em Gravura Histórica e Digital com apoio do CNPq. É Artista Plástico/Visual e pesquisador com experiência na área de Artes - gravura eletrônica, pintura, desenho, arte mural, instalação e objetos -, com ênfase em Arte/educação e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte Contemporânea, Estudos Visuais, Cultura e Estética, Comunicação e Ludicidade Humana.

Referências

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Publicado
2019-10-28