A GESTÃO PARTICIPATIVA BRASILEIRA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Resumo
Este artigo acadêmico tem o objetivo de, através de uma reflexão teórica da história de construção acadêmica curricular e disciplinar da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no mundo, perpassando os caminhos que fizeram com que ela chegasse ao Brasil e destacando todo o seu processo de desenvolvimento, também na América Latina, inclusive exemplificando implementações por tecnologias sociais, assim possam ser realizados apontamentos para identificar os motivos pelas quais a participação social é importante para este ramo, ressaltando a importância de suas atuações e os reflexos que tem na sociedade contemporânea, bem como esclarecendo como podem ocorrer diante da perspectiva política e democrática brasileira.
Referências
ALBAGLI, Sarita. Território e territorialidade. In: ------. Territórios em movimento: cultura e identidade como estratégia de inserção competitiva. Rio de Janeiro: Relume Dumará, p. 23-69, 2004.
BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Editora da UFSC: Florianópolis/SC, ed. 3. 2011.
BAZZO, W. A. Quase três décadas de CTS no Brasil! Sobre avanços, desconfortos e provocações. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8427>. Acesso em: 13 de junho de 2019..
BRIONES, Guilhermo. Epistemología de lãs Ciencias Sociales. Instituto Colombiano para el Fomento de laEducación Superior, ICFES, 2002.
CRISPINO, Alvaro; DE LIMA, Leonardo Silva; DE ALBUQUERQUE, Márcia Bengio; DE FREITAS, Ana Claudia Carvalho; DA SILVA, Marco Aurélio Ferreira Brasil. A área CTS no Brasil vista como Rede Social: onde aprendemos? Revista Ciência & Educação: Bauru/SP, v. 19, n. 2, p. 455-479. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v19n2/a15v19n2.pdf>. Acessado em 16 de junho de 2019.
CUPANI, Alberto. Filosofia da Tecnologia: um convite. Editora da UFSC: Florianópolis/SC, ed. 3. 2011.
CUTCLIFFE, Stephen H. La emergencia de CTS como campo académico. In: ------. Ideas, máquinas y valores: los estudios de ciencia, tecnología y sociedad. México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2003. p. 07-24.
DA SILVA, Danilo Morais. Estado e Sociedade: as políticas públicas e o estado de bem-estar social. Correio de Rondônia. 2018. Disponível em: <https://correioderondonia.com/artigos/estado-e-sociedade-as-politicas-publicas-e-o-estado-de-bem-estar-social/>. Acessado em 28 de maio de 2019.
DA SILVA, Danilo Morais; RIBEIRO, Ana Claudia Dias; SILVA FILHO, Esiomar Andrade. As redes sociais como ferramenta para acesso à informação na administração pública. In: ------. Dossiê Políticas Públicas e Participação Social. Revista Perspectivas em Políticas Pública, UEMG: Belo Horizonte/MG. vol. XI; nº 21, p. 267-294. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/2894>. Acessado em 11 de junho de 2019.
DANTAS, Eugênia Maria; DINIZ MORAIS, Ione Rodrigues. Território e territorialidade: abordagens conceituais. UFRN e UEPB. 2008.
DAGNINO, Renato; DAVIT, Amilcar; THOMAS, Hernán. El Pensamiento em Ciencia, Tecnología y Sociedade em latino américa: una interpretación política de su trayectoria. Redes, v. 03, n. 07, 13-51, set. 1996.
DASKALOPOULOU, Irene. Individual-Level Evidence on the Causal Relationship Between Social Trust and Institutional Trust. Social Indicators Research: p. 1-24, Springer. 2018.
DOS SANTOS, Lucy Woellner; ICHIKAWA, Elisa Yoshie. CTS e a participação pública na ciência. In: ------. Ciência tecnologia e sociedade: o desafio da interação. IAPAR: Londrina/PR, p. 239-273. 2002.
ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Catálogo de Cursos. Brasília, DF. 2019. Disponível em: <http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/4015/1/Catalogo_cursos_completo.pdf>. Acessado em 12 de junho de 2019.
EV.G – Portal Único de Escolas de Governo. Conheça a Escola. 2019. Disponível em: <https://www.escolavirtual.gov.br/conheca-a-escola>. Acessado em: 12 de junho de 2019.
FDR – Fundação Demócrito Rocha. UANE – Universidade Aberta do Nordeste. Disponível em: <http://fdr.org.br/uane/>. Acessado em 12 de junho de 2019.
FEENBERG, Andrew. Ten paradoxes of technology. Biennial Meeting oftheSociety for PhilosophyandTechnology. Techné 14:1 Winter 2010.
FEENBERG, Andrew. Do Essencialismo ao Construtivismo: a Filosofia da Tecnologia em uma Encruzilhada. S. l.: S. n., s/d. p. 01-60. 2010.
GADDA, Tatiana Maria Cecy. Telecoupling – Recognizing Interactions Between Distant Socio-Ecological Systems Profoundly Affect Nature and Nature’s Contribution to people. In: ------. The regional assessment report on biodiversity and ecosystem services for the Americas. IPBES, Secretariat of the Interfovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services, Bonn, Alemanha. P. 491-497. 2018.
GAMA, Ruy. O que é tecnologia?. In: ______. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: Nobel/Edusp, 1986. p. 36-82.
HOJE EM DIA. Justiça determina que governo suspenda contingenciamento de verbas da educação. 2019. Disponível em: <https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/justi%C3%A7a-determina-que-governo-suspenda-contingenciamento-de-verbas-da-educa%C3%A7%C3%A3o-1.719649>. Acessado em 13 de junho de 2019.
ILB – Instituto Legislativo Brasileiro. Institucional: Escola de Governo. 2019. Disponível em: <https://saberes.senado.leg.br/>. Acessado em 12 de junho de 2019.
LATOUR, Bruno. Um coletivo de humanos e não-humanos: no labirinto de Dédalo. In: ------. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSC, p. 201-46, 2001.
LINSINGEN, Irlan von; BAZZO, Walter A.; PEREIRA, Luiz T. V. O que é ciência, tecnologia e sociedade? In: ------. Introdução aos estudos CTS: ciência, tecnologia e sociedade. Espanha: OEI, 2003. p. 119-156.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget,
PENTEADO, Rosângela de Fátima Stankowitz; DE CARVALHO, Hélio Gomes; STRAUHS, Faimara do Rocio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: uma revisão teórico-empírica. Revista Eletrônica FAFIT/FACIC: v. 02, n. 01, p. 35-43. 2011. Disponível em: <http://www.fafit.com.br/revista/index.php/fafit/article/viewFile/23/14>. Acessado em 16 de junho de 2019.
THOMAS, Hernán Eduardo. Tecnologías para lainclusión social y políticas públicas en América Latina. In: ------. OTTERLOO, Aldalice et. al. Tecnologias Sociais: Caminhos para a Sustentabilidade. Rede de Tecnologia Social (RTS). P. 25-81. Brasília. 2009.
VACCAREZZA, Leonardo Silvio. Ciencia, tecnología y sociedad: el estado de lá cuestiónen América Latina. Revist@ do Observatório do Movimento pela Tecnologia Social da América Latina, v. 01, n. 01, p. 42-64, jul. 2011.
VARSAVSKY, Oscar. Ciencia, Política y Cientificismo. Centro Editor de América Latina,1969.
WINNER, Langdon. “Do Artifacts have Politics?”. In: ------. “The Whale and the Reactor – A Search for Limits in an Age of High Technology”. Chicago: The University of Chicago Press, p. 19-39. 1986.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).