A GESTÃO PARTICIPATIVA BRASILEIRA EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

  • Danilo Morais da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-8208-5583
  • Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Tatiana Maria CecyGadda Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Faimara do Rocio Strauhs Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: CTS. Participação Social. Democracia. Política. Brasil.

Resumo

Este artigo acadêmico tem o objetivo de, através de uma reflexão teórica da história de construção acadêmica curricular e disciplinar da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no mundo, perpassando os caminhos que fizeram com que ela chegasse ao Brasil e destacando todo o seu processo de desenvolvimento, também na América Latina, inclusive exemplificando implementações por tecnologias sociais, assim possam ser realizados apontamentos para identificar os motivos pelas quais a participação social é importante para este ramo, ressaltando a importância de suas atuações e os reflexos que tem na sociedade contemporânea, bem como esclarecendo como podem ocorrer diante da perspectiva política e democrática brasileira.

Biografia do Autor

Danilo Morais da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Especialista em Sistemas de Informação pela Faculdade Cidade Verde – FCV. Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN. Servidor Público Estatutário da Prefeitura Municipal de Porto Velho/RO.

Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pesquisadora em nível de Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR em parceria com a Durham University. Doutora em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Araucária – UNIFACEAR.

Tatiana Maria CecyGadda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutora e Doutora em Ciências Ambientais Humanas e da Terra pela Universidade de Chiba no Japão. Mestre em Planejamento Físico pela Royal Instituteof Technology, KTH, na Suécia e Professora Efetiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

Faimara do Rocio Strauhs, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutorado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto em Portugal. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.

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Publicado
2019-10-28