A CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DECOLONIAL NA AFIRMAÇÃO DA CIDADANIA

  • Alaídes Cardoso Dias Unitins
  • Sirlene Maria da Silva Alves Unitins
  • Leila Dias Pereira do Amaral Instituto Federal de Educação do Tocantins
Palavras-chave: Colonialidade. Pensamento decolonial. Cidadania.

Resumo

O presente artigo tem como escopo essencial fazer um estudo do pensamento decolonial como campo auxiliador na construção da cidadania. Com base nos principais teóricos sobre o tema, o trabalho discorrerá, na primeira parte, sobre os conceitos e definições do colonialismo e da colonialidade, explicitando diferenças, objetivos e consequências dos mesmos. Em seguida, apresentará o pensamento decolonial latino americano como campo de reflexão epistemológica e superação das verdades eurocêntricas tidas como universais, objetivas, concretas e imutáveis, muitas vezes utilizadas para desumanização e (des)classificação de povos colonizados e não europeus considerados inferiores (indígenas, africanos e mestiços). Por fim, traz-se uma discussão sobre a cidadania como conjunto de direitos e deveres, e como projeto teleológico emancipatório, libertador e transformador em relação aos padrões opressores do paradigma moderno-colonial-capitalista.

Biografia do Autor

Alaídes Cardoso Dias, Unitins

Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); formada em Serviço Social e Comunicação Social pela mesma universidade

Sirlene Maria da Silva Alves, Unitins

Pós-graduanda em Educação, Sociedade e Violência pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); formada em Serviço Social e Comunicação Social pela mesma universidade

Leila Dias Pereira do Amaral, Instituto Federal de Educação do Tocantins

Graduada em Ciências Sociais, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás-UFG e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB. Como pesquisadora, desenvolve estudos na área de Sociologia da Cultura, mais especificamente, análise sociológica a partir de obras literárias - mestrado - e a relação entre cultura e consumo dos bens culturais de natureza intangível do patrimônio cultural - doutorado. Desenvolveu trabalhos em diversas universidades, tanto na área de ensino presencial e ensino à distância, quanto em áreas administrativas, atuando como diretora de extensão, membro de comissão de avaliação e membro de comitê científico (Unitins). Pós-doutora em Sociologia pela Universidade da Beira Interior – UBI – com projeto intitulado “Manifestações culturais e patrimônio intangível: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal” sob a supervisão dos professores Dr. José Carlos G. Venâncio e Dr. Donizete Rodrigues. 

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Publicado
2019-06-19