O MESMO ESPAÇO, UM NOVO OLHAR. PENSANDO A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
Resumo
O trabalho aborda questões que envolvem a construção da gestão democrática no contexto escolar, buscando esclarecer as bases políticas e econômicas sobre as quais se estrutura esse movimento, além dos desafios enfrentados pelos gestores na efetivação de práticas democráticas no interior das escolas, instaladas numa sociedade que ainda engatinha no entendimento da democracia. Traz contribuições da pesquisa-ação em diálogo com a pesquisa bibliográfica, o que nos ajuda a concluir que apesar do abandono, por parte do Estado, das responsabilidades com a educação pública do país, a instalação da gestão democrática no interior das escolas, pode desencadear processos democráticos de ação participativa e de cuidados com os bens coletivos que podem ultrapassar os muros da escola e ganhar corpo nas comunidades às quais ela pertence. Para tanto, o gestor necessita estar disposto a ressignificar paradigmas há tempos instituídos e reconhecer ações políticas que envolvem suas atribuições no interior da escola e da comunidade.
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