O MESMO ESPAÇO, UM NOVO OLHAR. PENSANDO A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

  • Mariany Almeida Montino Unitins

Resumo

O trabalho aborda questões que envolvem a construção da gestão democrática no contexto escolar, buscando esclarecer as bases políticas e econômicas sobre as quais se estrutura esse movimento, além dos desafios enfrentados pelos gestores na efetivação de práticas democráticas no interior das escolas, instaladas numa sociedade que ainda engatinha no entendimento da democracia. Traz contribuições da pesquisa-ação em diálogo com a pesquisa bibliográfica, o que nos ajuda a concluir que apesar do abandono, por parte do Estado, das responsabilidades com a educação pública do país, a instalação da gestão democrática no interior das escolas, pode desencadear processos democráticos de ação participativa e de cuidados com os bens coletivos que podem ultrapassar os muros da escola e ganhar corpo nas comunidades às quais ela pertence. Para tanto, o gestor necessita estar disposto a ressignificar paradigmas há tempos instituídos e reconhecer ações políticas que envolvem suas atribuições no interior da escola e da comunidade.

Biografia do Autor

Mariany Almeida Montino, Unitins
Professora da Universidade Estadual do Tocantins, Graduada na Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp na área de Formação de Professores, tendo atuado durante 25 anos nos diversos setores da escola pública.

Referências

ARELARO, Lisete Regina Gomes. Resistência e submissão: a reforma educacional da década de 1990. In: KRAWCZIJK, Maria Malta Campos; Sérgio Haddad. O cenário educacional latino-americano no limiar do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

BARBIERI, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber, 2007.

BRITO, César lobato (Org.); Guedin, Evandro Luiz; et al. Ética e formação de professores. Manaus: UEA edições : Raphaela, 2008.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990.

DIAS, Claudia. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação e Sociedade, v.10, n.2, 2000.

FERREIRA, Naura S. Carapeto. Gestão democrática da educação: ressignificando os conceitos e possibilidades. In: FERREIRA, Naura S. Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A formação e profissionalização do educador: novos desafios. IN: SILVA, Thomaz Tadeu da; GENTILI, Pablo. (orgs) Escola S.A: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: CNTE, 1996.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Org.). Autonomia da escola: princípios e proposta. 4ª ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2001.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n.1, 2001.

KUOURY, Carla Georges, A importância do processo de gestão democrática par o desenvolvimento sócio – moral da criança. 2002. Disponível em WWW.pedagogiaemfoco.pro.br. Acesso em 22/02/2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LÜCK, Heloísa. A Gestão Participativa na Escola. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, Heloísa. et al. A escola participativa: o trabalho de gestor escolar. 6a. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MARTINS, Rosilda Baron. Escola cidadã do Paraná: análise de seus avanços e retrocessos. Campinas: Unicamp, 1997.

MARTINS, Rosilda Baron. Educação para a cidadania: o projeto político pedagógico como elemento articulador. In: VEIGA, Ilma Alencastro; REZENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

MONTINO, Mariany Almeida. "Telefone sem fio - Possíveis leituras dos diálogos entre os Programas Oficiais de Ensino e os Professores de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Tese Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2011.

MORAIS, Pauleany Simões et al. A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCADORES NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL. Disponível em http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/PauleanySimoesDeMorais_res_int_GT4.pdf Goiânia, 2012. Acesso em 14/02/2016.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/secretaria de educação fundamental - Brasília: MEC/SEF,1997.

PARO, Vitor Henrique. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. In Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/155458547/Gestao-educacional-Victor-Paro-1#scribd Acesso em 08/02/2016

PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade de Ensino, Educação em ação. Editora: Ática 2007.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª. ed. São Paulo: Ática, 2006.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Autores Associados, 2000.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. O gestor educacional de uma escola em mudanças. São Paulo: Pioneira, 2002.

SANTOS, José Everaldo dos. A eleição de diretores em Pernambuco: entre a indução democrática e a autonomia da comunidade escolar. Dissertação de mestrado em educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas Internacionais e Educação: Cooperação ou intervenção. In DOURADO, Luiz Fernandes, PARO, Vitor Henrique (Orgs). Políticas Públicas & Educação básica. São Paulo: Xamã, 2001.

VIÑAO FRAGO, Antonio. El espacioo y el tiempo escolares como objeto histórico. Contemporaneidade e Educação, Rio de Janeiro, n.7, 2000.

FARIA FILHO, L.M.; GONÇALVES, I.A.; VIDAL, D.G.; PAULILO, A.L. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, jan/abr. 2004.

Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/viewFile/27928/29700.

Acesso em 25/02/2016.

Publicado
2016-09-29