POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo foi escrito como requisito para composição da nota avaliativa do Bloco I de disciplinas do curso de pós-graduação lato sensu Educação, Sociedade e Violência da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), com base teórica na disciplina “Educação, Violência e Políticas Públicas”, tema: Políticas Públicas pelos direitos à educação no Brasil. Esta pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Tem como objetivo geral apresentar a educação como um direito social, as noções introdutórias sobre políticas públicas educacionais e seu contexto histórico, e investigar quais os desafios e avanços nas políticas públicas para democratizar o acesso ao ensino superior. Teve como norte a pergunta: “As políticas públicas adotadas no Brasil são voltadas para a democratização do acesso ao ensino superior?”.
Referências
BRASIL. Lei Nº 12.711, DE 29 DE AGOSTO DE 2012. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em 03 de maio 2019.
BRASIL. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em:
BRADBURY, Leonardo Cacau Santos La. Direito à educação: judicialização, políticas públicas e efetividade do direito fundamental. Curitiba: Juruá, 2015.
BOURDIEU, P; PASSERON, J. C. A reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
______. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
EDUCATION AT A GLANCE 2018. Disponível em:< http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/estatisticas_educacionais/ocde/education_at_a_glance/Country_Note_traduzido.pdf >. Acesso em 03 de maio 2019.
JMR PINTO, José Marcelino de Rezende Pinto. Palestra proferida ao Café Filosófico – TV CULTURA (São Paulo), nov. 2018 – Quanto custa uma educação de qualidade? disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=UKD0UIY_vo8>, acesso em 12 de maio de 2019.
MESSA, Ana Flávia. Direito constitucional. 4ª edição. São Paulo: Editora Rideel, 2016.
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Disponível em:
PROUNI. O que é ProUni. Disponível em:< http://siteprouni.mec.gov.br/>. Acesso em 03 de maio 2019.
RIBAS, Carolline Leal. Políticas públicas educacionais no Brasil: a implementação, o desenvolvimento e desafios do Programa Pronatec. Disponível em:
TJMG - Ap Cível/Rem Necessária 1.0686.18.002740-7/002, Relator(a): Des.(a) Belizário de Lacerda , 7ª CÂMARA CÍVEL, julgamento em 19/02/2019, publicação da súmula em 25/02/2019. Disponível em:
VICTOR, Rodrigo Albuquerque de. Judicialização de políticas públicas para a educação infantil: características, limites e ferramentas para um controle judicial legítimo. São Paulo: Saraiva, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).