O ANACRONISMO DO MÉTODO AVALIATIVO UNIVERSITÁRIO FRENTE AO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ACADÊMICO
Resumo
Por meio de pesquisa fundamentada em levantamento teórico conceitual, análise lógico-pedagógica e bibliografia específica, buscou o presente trabalho tratar da questão referente ao anacronismo do método avaliativo universitário frente ao desenvolvimento intelectual do acadêmico. Consideraram-se conceitos básicos e basilares da avaliação que vincula o papel da universidade na sociedade contemporânea e dos acadêmicos para atingiram o ápice do conhecimento, estes impactados na forma danosa por métodos e técnicas equivocadas e anacrônica. Resulta-se, mediante presente pesquisa, a necessidade de discutir em âmbito social e acadêmico. Ao longo da pesquisa, detectaram-se formas e meios de se aplicar o almejado desenvolvimento acadêmico, sem atrofiar intelectual e psicologicamente os partícipes, mas, tornando-os produtivos.
Referências
ARTUR, Shirley F. R. A Avaliação da Aprendizagem Como Processo de Transformação e Inclusão. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt. Acessado em 09 dez 2015.
BERNHEIM CT, Chauí MS. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação. Brasília: UNESCO; 2008.
COLÉGIOWEB. A Origem do homem. Disponível em: http://www.colegioweb.com. br/pre-historia/a-origem-do-homem.html#ixzz3bv4Zvb6h. Acessado em 10 dez 2015
DEKETELE, J. & ROEGIERS, X. Méthodologie du recueil d’information. Paris: DeBoeck 16 Université. 1996.
FILOSOFONET, Introdução à Filosofia. Por que o Brasil possui um dos piores índices de educação do mundo? Disponível em: https://filosofonet.wordpress.com/2013/01/09/por-que-o-brasil-tem-um-dos-piores-indices-de-educacao-no-mundo/. Acessado em 06 fev. 2016.
FREITAS, Henrique, et al. Os Métodos de Pesquisa. Disponível em: http://www.ufrgs .br/gianti/files/artigos/2000/2000_092_RAUSP.PDF. Acessado em 09 dez 2015.
GARCIA, R. L. (Org.) Alfabetização dos Alunos das Classes Populares. 4. ed. São Paulo. Cortez, 2001.
HISTÓRIADOMUNDO. Universidades da Idade Média. Disponível em http://www. historiadomundo.com.br/idade-media/universidade-idade-media.htm. Acessado em 10 dez 2015.
IDOETA, Adomo Paula. Como valorizar a carreira de professor no Brasil?. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131015 _valorizacao_professores_pai. Acesso em: 11 dez 2015.
JAEGER, Werner. Paidéia- A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
LEMOS, Valter V. O Critério do Sucesso. Técnicas de Avaliação da Aprendizagem. Lisboa: Texto Editora, 1990.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1994
______. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 61, 1984.
MACIEL, D. M. A avaliação no processo ensino-aprendizagem de matemática no ensino médio: uma abordagem formativa sócio-cognitiva. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2012.
______. Inovação no ensino superior. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
MINIWEB. Breve História da Educação. Disponível em http://www.miniweb.com.br/ educadores/artigos/resumo_educacao1.html. Acessado em 10 dez 2015.
OLIVEIRA, Katya Luciane de Oliveira, SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Compreensão em Leitura e Avaliação da Aprendizagem em Universitários. Disponível em: https://www. researchgate.net/profile/Acacia_Angeli/publication/237225435_Compreenso_em_leitura_e_avaliao_da_aprendizagem_em_universitrios/links/53eba47a0cf250c8947a33bc.pdf. Acessado em: 06 fev 2016.
PEDAGOGIA. História da Educação. Disponível em http://www.pedagogia.com.br/ historia/ HYPERLINK "http://www.pedagogia.com.br/%20historia/oriental.php"oriental.php. Acessado em 10 dez 2015.
ROSA, Simone Medianeirað; VESTENA, Rosemar de Fatima. O professor e sua valorização profissional. Disponível em: http://jne.unifra.br/artigos/4741.pdf. Acesso em: 11 dez 2015.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. Petrópolis. Vozes, 1995.
SIGNIFICADOS. O que é educação. Disponível em: http://www.significados.com.br/ educacao/. Acesso em: 10 dez 2015.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2000.
UFBA, Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica. Avaliação Do Desempenho Docente, Discente E Disciplina, Salvador. Universidade Federal da Bahia, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).