AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS

  • Januário Neto Pereira Sarmento Instituto Federal de Educação do Tocantins
  • Alcyr Alves Viana Neto IFG
  • Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz IFMNG
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Avaliação da Aprendizagem. Dificuldades.

Resumo

A construção do presente trabalho se deu a partir de várias indagações que permeiam o processo avaliativo na Pedagogia da Alternância, uma das modalidades de oferta da Educação do Campo. O objetivo da pesquisa realizada foi conhecer e discutir as formas como a avaliação da aprendizagem discente se materializa no contexto Educacional Brasileiro, na concepção da Pedagogia da Alternância. Realizou-se uma pesquisa de campo e uma análise documental, ambas com abordagem qualitativa. A abordagem epistemológica da pesquisa assentou-se em autores diversos, tais como Arroyo (1999), Caldart (2002), Nosella (2007). Concluído o estudo, percebeu-se que há diversificação no uso dos instrumentos avaliativos pelos docentes, mas, com destaque para o uso de trabalhos escritos. Comparada a avaliação na Pedagogia da Alternância com as formas regulares de ensino (sem alternância), os docentes afirmam que avaliar o aluno que estuda sob regime de alternância é mais complexo.

Biografia do Autor

Januário Neto Pereira Sarmento, Instituto Federal de Educação do Tocantins

Professor do IFTO (Instituto Federal do Tocantins), Graduado em Pedagogia e Administração, Especialista em Coordenação Pedagógica, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFG/Câmpus Anápolis).

Alcyr Alves Viana Neto, IFG

Professor do IFG (Instituto Federal de Goiás), Graduado em Educação Física, Doutor em Educação (PUC-GO), Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFG/Campus Anápolis).

Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz, IFMNG

Assistente Social do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), Graduada em Serviço Social, Especialista em Libras no Contexto da Educação Inclusiva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFG/Campus Anápolis). 

 

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Publicado
2019-07-05